Programa contemplará mais de 300 famílias na região. Em Mirangaba, 30 famílias serão beneficiadas
Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Gerência Regional de Jacobina, participaram neste mês de abril do curso de capacitação para implantação do Programa de Quintais Agroflorestais.
O evento que aconteceu no município de Ibicoara teve como finalidade capacitar os técnicos para dá início a execução do projeto em seus municípios. Participaram 23 técnicos do Território do Piemonte da Diamantina, que inclui, entre outros, os municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Caem, Saúde, Mundo Novo, Campo Formoso, Ourolândia, Morro do Chapéu, Capim Grosso e Mirangaba.
O objetivo dos Quintais Agroflorestais é transformar áreas de 1.600 metros quadrados, dentro das propriedades, em espaços agroflorestais, com a plantação de fruteiras resistentes ao clima do semiárido, juntamente com plantas nativas e lavouras anuais.
O engenheiro Agrônomo e chefe do Escritório da EBDA de Mirangaba (Taquarendi), Luciano Gallo, esclarece que através da educação continuada e a implementação dos quintais produtivos, busca-se a produção de alimentos e o enfrentamento das intempéries climáticas, garantindo, assim, a segurança alimentar e a geração de renda para os beneficiários do projeto.
Segundo Gallo, 30 famílias do município de Mirangaba serão contempladas com o programa. “Foi realizada a capacitação e agora estamos cadastrando as famílias que serão contempladas. A previsão é que as famílias comecem a receber os implementos até o mês de junho”, garantiu.
O gerente regional da EBDA de Jacobina, Renato Coelho, explica que os beneficiários do programa serão qualificados, terão acompanhamento técnico e contemplados com madeira para cerca, arame, carrinho de mão, mudas de plantas que se adéquem a cada região, além de implementos agrícolas.
Quintais Agroflorestais é um programa da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), executado pela EBDA, sob a coordenação do Diretor de Agricultura da entidade, João Bosco Cavalcanti Ramalho. O Governo vai beneficiar diretamente 10.000 agricultores familiares em todo o estado, na região serão mais de 300 famílias
FONTE: Vidanocampo