30 de abril de 2013

Mirangaba: Jiboia de mais de três metros é encontrada por lavradores

Cobra encontrada por lavradores

Os lavradores Paulo Cesar e Tufe estavam preparando o terreno para plantio de inverno em uma roça no distrito de Nuguaçu/Mirangaba, quando começou cortar uma moita, de repente, se depararam com uma jiboia de mais de três metros.
O fato aconteceu ontem, 29. 
Imediatamente ele comunicou o fato a seu irmão, que ligou para equipe do portal, que ao chegar ao local encontrou a cobra, que estava imobilizada. 
Pelo fato de estar com a barriga cheia, atrapalhava sua locomoção, o senhor José Antônio foi chamado ao local para levar a jiboia para um local seguro, longe de predadores, pois no estado que ela se encontrava seria uma presa fácil.
Paulo e o seu filho Ueldes ajudaram a transportar o animal para a mata.

FONTE: Mirangaba On line

29 de abril de 2013

Caatinga pode absorver mais gás carbônico que florestas

Vegetação de Caatinga
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais alterados pelas atividades humanas

Estudos mostram que a vegetação da Caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico presente na atmosfera.



Brasília - A vegetação da Caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico presente na atmosfera, em um processo natural, conhecido como sequestro de carbono.

É o que pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, querem provar. Para isso, iniciaram um estudo por meio do qual foram instaladas duas estações micrometeorológicas em Campina Grande, na Paraíba, para monitorar o dióxido de carbono absorvido pelas plantas da região.

Segundo o físico Bergson Bezerra, pesquisador do Insa, o grupo pretende, com os resultados, conscientizar os governos e, principalmente, a população que vive no Semiárido sobre a importância de se preservar a vegetação nativa como forma de mitigar os impactos das alterações no clima da região.

“Construiu-se um preconceito em relação à Caatinga, sustentado na ideia de que ela representa um ambiente hostil e inóspito. As pessoas sempre acreditaram que ela não servia para nada, que era melhor retirar toda a Caatinga e substituí-la por [vegetações] frutíferas, por exemplo”, disse. “Queremos provar cientificamente que isso não tem fundamentação”, completou.

O pesquisador defende que se o produtor rural recuperar essas áreas com espécies nativas estará contribuindo não apenas para a “preservação do patrimônio do Semiárido”, mas também para o combate às alterações climáticas, por meio da absorção eficiente do carbono na atmosfera.

FONTE: exame.abril

EBDA Regional capacita técnicos para implantação de Quintais Agroflorestais

Programa contemplará mais de 300 famílias na região. Em Mirangaba, 30 famílias serão beneficiadas

Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Gerência Regional de Jacobina, participaram neste mês de abril do curso de capacitação para implantação do Programa de Quintais Agroflorestais. 
O evento que aconteceu no município de Ibicoara teve como finalidade capacitar os técnicos para dá início a execução do projeto em seus municípios. Participaram 23 técnicos do Território do Piemonte da Diamantina, que inclui, entre outros, os municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Caem, Saúde, Mundo Novo, Campo Formoso, Ourolândia, Morro do Chapéu, Capim Grosso e Mirangaba.
O objetivo dos Quintais Agroflorestais é transformar áreas de 1.600 metros quadrados, dentro das propriedades, em espaços agroflorestais, com a plantação de fruteiras resistentes ao clima do semiárido, juntamente com plantas nativas e lavouras anuais.
O engenheiro Agrônomo e chefe do Escritório da EBDA de Mirangaba (Taquarendi), Luciano Gallo, esclarece que através da educação continuada e a implementação dos quintais produtivos, busca-se a produção de alimentos e o enfrentamento das intempéries climáticas, garantindo, assim, a segurança alimentar e a geração de renda para os beneficiários do projeto. 
Segundo Gallo, 30 famílias do município de Mirangaba serão contempladas com o programa. “Foi realizada a capacitação e agora estamos cadastrando as famílias que serão contempladas. A previsão é que as famílias comecem a receber os implementos até o mês de junho”, garantiu.
O gerente regional da EBDA de Jacobina, Renato Coelho, explica que os beneficiários do programa serão qualificados, terão acompanhamento técnico e contemplados com madeira para cerca, arame, carrinho de mão, mudas de plantas que se adéquem a cada região, além de implementos agrícolas. 
Quintais Agroflorestais é um programa da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), executado pela EBDA, sob a coordenação do Diretor de Agricultura da entidade, João Bosco Cavalcanti Ramalho. O Governo vai beneficiar diretamente 10.000 agricultores familiares em todo o estado, na região serão mais de 300 famílias

FONTE: Vidanocampo

23 de abril de 2013

Ativista Maria da Penha vai está em Serrinha dia 29/4


A ativista Maria da Penha participa de uma palestra em Serrinha. O evento acontece na segunda-feira (29), a partir das 19h, na Associação Atlética do Banco do Brasil. Os últimos detalhes do evento foram acertados na semana passada em uma visita de Alex da Saúde à ativista na cidade de Fortaleza/CE. Segundo ele, o acesso é gratuito.
Para se inscrever é preciso acessar o site da prefeitura municipal ou se dirigir até a secretaria de Desenvolvimento Social até a quinta-feira (25). É preciso levar um quilo de alimento não perecível para efetivar a inscrição. Os alimentos serão entregues para famílias que sofrem em conseqüência da seca que atinge o estado, além de instituições filantrópicas.
As medidas de proteção específicas para mulheres vítimas de violência doméstica foram criadas pela Lei Maria da Penha, que está em vigor há quase sete anos. Considerada um avanço nos direitos das mulheres, a lei tornou mais difícil a vida dos autores dessas agressões.
A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome à lei. A violência contra ela ocorreu em maio de 1983 e foram 23 anos até a criação da lei específica. Ela foi baleada pelo ex-marido. Ele foi condenado e passou dois anos preso. Ao recomeçar a vida, Maria decidiu escrever um livro e lutar contra a impunidade para os agressores. 


Portal PCS

Recursos para implantação de CAPS em todo país.


O Ministério da Saúde anunciou hoje (23) a liberação de R$ 50 milhões para a construção de centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todo o país. Segundo a pasta, serão priorizados os serviços de atendimento 24 horas a dependentes de álcool e drogas e as unidades de Acolhimento.

22 de abril de 2013

Capim Grosso e municípios da região recebem sementes de milho e feijão



Reafirmando a estratégia da produção de alimentos e da soberania genética, o MPA compartilhou nesse final de semana 125 toneladas de milho e 60 toneladas de feijão que serão plantadas por camponeses de Capim Grosso e região, as sementes crioulas são produzidas por famílias camponesas do Movimento no estado de Santa Catarina e repassadas através do programa Brasil sem Miséria.

As sementes são um patrimônio do povo, devem estar a serviço da humanidade e não podem ser transformadas em mercadoria, é o que afirma Edvagno Rios da coordenação estadual do MPA na Bahia “a história do campesinato no Brasil e do mundo é uma história de luta, muitas de nossas sementes foram roubadas pelas transnacionais, e transformadas em híbridas e agora transgênicas, a tarefa do MPA é resgatar as sementes crioulas e colocá-las sobre o controle das famílias camponesas, o ato de hoje representa uma vitória para o povo e uma derrota para o agronegócio” afirmou Edvagno.

A carga de sementes chegou na cidade de Capim Grosso na ultima quarta feira (17) e foram distribuídas nas comunidades camponesas no final de semana “nossas ações são baseadas no Plano Camponês, que é o conjunto de estratégias do MPA na construção de uma agricultura camponesa soberana, que garanta alimentos para toda a classe trabalhadora... Aqui no nordeste vivemos um dos maiores períodos de estiagem da historia, enquanto se ouve o estado falar em combater a seca, afirmamos que temos que conviver com ela, e buscar as técnicas mais apropriadas para cada período, o resgate das sementes crioulas é uma das técnicas fundamentais para essa convivência”, afirmou o militante.

As famílias camponesas que receberam as sementes irão aguardar o período ideal para iniciar o plantio, ao todo serão distribuídas 380 toneladas de sementes crioulas em todo o estado da Bahia.

FONTE: BlitzTotal

21 de abril de 2013

Reunião com superintendente da Codevasf debate revitalização do vale de Caatinga do Moura

   


Neste sábado (20), autoridades do município de Jacobina se reuniram com o superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf– Juazeiro , Emanuel Lima, para debater a revitalização do vale da Caatinga do Mouro, uma das regiões mais férteis e prósperas da região.

No encontro, convocado pelo vereador Noelson Oliveira (PP), além do superintendente da Codevasf, participaram o prefeito Rui Macedo (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, Milton de Oliveira Sena (PV), as vereadores Rose do Junco (PTC) e Jane Márcia (DEM), o secretário municipal de Agricultura, Zezinho Veloso, dentre outras autoridades e representantes da comunidade de Caatinga do Moura.

Durante a reunião, Emanuel Lima falou sobre as ações que a Codevasf vem desenvolvendo para enfrentar os problemas da seca no semiárido baiano, lembrando a necessidade da execução de obras que garantam maior equilíbrio entre os períodos de chuva e seca. 

Os agricultores cobraram novas intervenções da Codevasf na revitalização do vale de Caatinga do Moura, que na década de 70 e 80 ficou conhecido por ter sido um grande produtor de alho do país, mas que entrou em decadência por falta de investimentos na recuperação do solo e na preservação das reservas de água.

Apesar da degradação, o vale ainda continua sendo um grande produtor de horti fruti granjeiros, garantindo aos moradores de Caatinga do Moura a produção de saborosos doces de marmelo, banana na palha e goiaba.

O superintendente Codevasf prometeu envidar esforços junto ao governo federal e, em parceria com o município de Jacobina, desenvolver ações que viabilizem o fortalecimento da produção agrícola no vale de Caatinga da Moura.

FONTE: Noticia Livre

Mais de 600 animais silvestres são apreendidos por entidades na BA

Mais de 600 animais silvestres são apreendidos por entidades na BA (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Mais de 600 animais silvestres são apreendidos
por entidades na BA (Foto: Reprodução / TV Bahia)


Mais de 600 animais silvestres foram apreendidos na sexta-feira (19) na região deIrecê, centro norte da Bahia.

Ação está sendo realizada desde a segunda-feira (15) pelo Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf) e entidades parceiras como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Além de Irecê, cidades como Lapão, Uibaí, Gentio do Ouro, São Gabriel, Central, Xique-Xique, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Ibipeba, Ibitiá, João Dourado, Presidente Dutra, América Dourada, Canarana, Barro Alto, Cafarnaum, Barra do Mende e Morro do Chapéu também foram alvos da ação.

Na quarta-feira (17), cerca de 430 pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, trecho de Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador. Um homem foi preso suspeito de traficar os animais. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na capital baiana, na manhã desta quinta-feira (18).

FONTE: g1.globo.com/bahia

19 de abril de 2013

19 De Abril - Dia do Índio


No dia 19 de Abril, comemora-se o dia do Índio e nós da ONG Sementes, desejamos à vocês que ainda lutam, brigam para manter a cultura, tradição e a originalidade, continuem a ter força porque a terra é de vocês por direito e jamais o deixaremos de prestar essa homenagem com tanto amor, respeito e carinho a vocês que cuidam tão bem da nossa mata afora.

Degelo na Antártida se intensifica em 50 anos

Capa de gelo perto das montanhas Gamburtsev, na Antártida
Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que o degelo atual do verão antártico está dez vezes mais rápido que há 600 anos.

De acordo com o trabalho, publicado na revista especializada "Nature Geoscience", esse fenômeno se intensificou ainda mais nos últimos 50 anos.

Para chegar a esses resultados, os cientistas perfuraram, a uma profundidade de 364 metros, calotas da ilha James Ross, no norte da geleira antártica.

O objetivo dos pesquisadores era medir as temperaturas de centenas de anos que ficaram registradas no gelo.

As sucessivas camadas na geleira revelam o movimento de degelo e de congelamento que ocorreu, e ao medir a espessura destas camadas, os cientistas foram capazes de comparar as variações de temperatura nas camadas mais superficiais com as do núcleo de gelo ao longo dos últimos mil anos.

Constatamos que, há 600 anos, havia condições mais frias na península antártica e uma menor quantidade de gelo derretido", disse Nerilie Abram, líder do trabalho e pesquisadora do British Antarctic Survey de Cambridge, no Reino Unido.

Naquela época, as temperaturas eram aproximadamente 1,6 grau Celsius menor que as registradas no fim do século 20, e a proporção de neve que derretia a cada ano e depois voltava a congelar era de 0,5%, segundo Abram.
"Hoje, a quantidade de neve que derrete a cada ano é dez vezes maior."

Apesar do aumento regular das temperaturas que ocorre há centenas de anos, o degelo se intensificou a partir da metade do século 20, afirma o novo estudo.

Isso significa que o aquecimento na Antártida alcançou um nível em que até leves aumentos de temperatura podem provocar uma forte aceleração do degelo.
FONTE: Folha de São Paulo

18 de abril de 2013

Melancias quadradas existem mesmo?



Melancias quadradas existem sim, Guilherme. Lógico que não possuem esse formato cúbico naturalmente. Essa é uma “invenção” dos japoneses que são povos preocupados com o pouco espaço disponível para tudo, inclusive para comida. Melancias em forma de cubo são mais fáceis para armazenar, pois podem ser empilhadas no transporte e serem facilmente guardadas nas pequenas geladeiras.

Como não poderia deixar de ser, essas melancias quadradas são mais caras e podem duplicar ou até triplicar o preço, já que apesar de não dependerem de um experimento científico, elas necessitam de um procedimento específico para crescerem desta forma. Os frutos ainda pequenos em fase de crescimento são colocados em fôrmas quadradas de vidro com o tamanho aproximado de uma melancia normal, como não há espaço livre para a fruta crescer, os moldes delimitam e adquirem tal formato.

Apesar de nunca serem vistas por aqui, o Brasil também resolveu investir na ideia de cultivar melancias com formato cúbico. Utilizando fôrmas importadas da Coréia do Sul feitas de alumínio e de plástico resistente, agricultores Icapuí, interior do Ceará investiram na novidade. As melancias quadradas precisam de maiores cuidados, para não crescerem exageradamente e racharem, é necessário controlar a quantidade de água e adubo para alcançar o resultado esperado. A melancia quadrada ainda não pode ser encontrada no comércio brasileiro, pois a produção é toda voltada para o mercado internacional.

FONTE: diário de biologia

17 de abril de 2013

Britânicos criam papamóvel movido a pedaladas

Após o Papa Francisco ficar conhecido por andar de ônibus, ele poderá conseguir a reputação de ser o papa sustentável. A Associação Ambiental de Transportes Britânica (ETA) vai criar um papamóvel movido a pedaladas.

O transporte neutro em emissões de carbono foi encomendado pela ETA após o pontífice anterior, o Papa Bento XVI, expressar seu desejo de ter um veículo verde. A ideia é transportar o Papa Francisco em um veículo totalmente limpo, abastecido pelas pedaladas de uma bicicleta.

O papamóvel ecológico foi projetado pelo designer Yannick Read. O veículo será um papamóvel com um formato tradicional, mas com a adição de uma ou mais bicicletas na frente.

Read afirma que apenas uma pessoa já será suficiente para carregar o Papa. Mas é possível criar modelos com até quatro bicicletas. Há também a possibilidade de acoplar um motor elétrico. Isso elevaria a velocidade média de 9,6 km/h para até 64 km/h.

A cabine do Papa será blindada e com placas fotovoltaicas na cobertura. Assim, será possível ligar o aparelho de ar condicionado apenas com energia solar. Entre as especificações também estão holofotes interiores de baixa tensão para manter a cabine iluminada.

A estimativa é que o primeiro modelo esteja pronto e possa ser apresentado no meio do ano. O veículo custará aproximadamente 530 mil reais.

Fonte: Info.abril

Impactos negativos ao meio ambiente custam US$ 4,7 trilhões por ano


A iniciativa Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade, Teeb, calcula que os 100 principais fatores de impacto negativo ao meio ambiente custam, por ano, US$ 4,7 trilhões, ou mais de R$ 9 trilhões, para a economia mundial. A queima de carvão para geração de energia no leste da Ásia gera um gasto de US$ 453 bilhões por ano e lidera o ranking. Já a criação de gado na América do Sul é a segunda principal causa das perdas econômicas.

O relatório da Teeb, parceira do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, foi lançado nesta segunda-feira (15) em Nova Déli. Segundo o estudo, os custos são gerados pela emissão de gases de efeito estufa, uso da água e da terra, poluição do ar, da terra e da água e desperdício.
Agricultura e Pesca

Foram analisados os setores de agricultura, pesca, florestas, mineração, exploração de gás e de petróleo e também a produção de cimento, aço, papel, celulose e petroquímicos.

O valor é estimado em cima dos impactos causados pela emissão de gases de efeito estufa e os custos para a saúde por causa da poluição.

Gado e Arroz

A criação de gado na América do Sul causa o segundo pior impacto ambiental, de US$ 354 bilhões todos os anos. No topo da lista estão ainda a produção de trigo e arroz na Ásia e a fabricação de ferro, aço e cimento.

A iniciativa Teeb lembra que a demanda do consumo deverá crescer nos próximos anos, com o aumento da classe média, especialmente em países emergentes. Por outro lado, é cada vez maior a escassez de recursos e a degradação dos ecossistemas.
Economia Verde

O relatório identifica riscos financeiros causados por externalidades ambientais, como mudança climática, poluição, e uso da terra. É sugerido ao setor de negócios e a investidores que levem em conta o impacto financeiro ambiental na hora de tomar decisões.

O estudo avaliou 500 setores de negócios. Para o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, os números do relatório ressaltam “a urgência em se fazer a transição para a economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”.

Fonte: Uol.

15 de abril de 2013

15 de Abril - Dia Nacional de Conservação do Solo


Hoje dia 15 de Abril, comemora-se o Dia Nacional de Conservação do Solo, e nós da ONG Sementes, desejamos a todos que lidam, gostam e que tiram o sustento desse bem natural e importantíssimo para todo o ser humano, cujo, é uma das maiores fontes de retirada dos nossos alimentos, que nós preservemos e cuidemos do nosso solo para que não corra o risco de ficar sem nutrientes para melhorar o plantio, o cultivo e a colheita.
Desenvolvimento Sustentável - Essa é a Ideia!

13 de abril de 2013

Ponto Novo: Irrigantes destroem adutora da Embasa.

Os manifestantes destruíram uma parte da adutora. Foto: Adelmo Miranda (Facebook)

Um grupo com maias de 100 agricultores na tarde desta sexta-feira, 12 de abril, em protesto contra o corte na água que abastece os lotes do perímetro irrigado de Ponto Novo (a partir segunda-feira), danificou parte da adutora que está sendo construída para solucionar a falta de água nos municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari. Pedras, pedaços de ferro e um trator agrícola foram usados para quebrar as manilhas suspensas bases de concreto e interromper o sistema que começaria a funcionar a parir de 15 de abril.

A revolta generalizada dos agricultores contra o Governo do Estado provocou grande estrago nos equipamentos que estavam em fase de teste pela Empresa Baiana de Água e Saneamento - EMBASA. Agora, com o episódio, o sistema fica interrompido até que o estrago seja solucionado pelos técnicos da empresa que está construído a obra.

A Embasa ainda não se manifestou oficialmente sobre o prejuízo causado pelos manifestantes e quando o trecho destruído vai ser recuperado. A policia civil está abrindo inquérito para tentar identificar os supostos evolvidos.

FONTE: Augustourgente

11 de abril de 2013

Jacobina: Fase de testes da Adutora de Pindobaçu começa dia 19

A água da Barragem de Pindobaçu começa a chegar ao município de Jacobina no dia 19 de abril, como informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, que recentemente visitou todo o trajeto da adutora, que vai solucionar os problemas de abastecimento de água do município. Com 60 quilômetros de extensão e quatro estações elevatórias, a adutora terá capacidade de levar cerca de 120 litros por segundo da barragem até a estação de tratamento. A obra, em execução pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), é uma solução emergencial para atender o município, onde os mananciais que abastecem a região sofreram redução drástica de volume. O atendimento à Jacobina também estava sendo realizado pela Embasa por meio de carro-pipa.

Fonte:
Corinourgente

Jacobina: Milho da CONAB não chega e continuam morrendo animais na Caatinga do Moura

Gados morrem por falta de alimento.

Se o milho da CONAB demorar de chegar o nosso rebanho irá acabar de morrer de fome e quando o milho chegar espero que dê para fazer pelo menos um grande cuscuz em Caatinga do Moura. Afirma Adelson Mota
Depoimentos como este virou rotina diante a demora ao homem do campo e ao pecuarista, precisamos urgentemente que as nossas autoridades responsáveis possam ter um olhar diferente a quem mais precisa.
Qual a maior prioridade trazer ferramentas para amenizar o sofrimento do nordestino? ou é melhor mesmo apostar tudo na copa do mundo? Espero não poder ofender com estes questionamentos por que quem tem fome e sede tem pressa.

Fonte:
Diário da Chapada por Geraldo Oliveira

10 de abril de 2013

SEJA CONSCIENTE, DOE SEU ÓLEO SATURADO


A ONG Sementes convoca toda a população de Jacobina e região, para informar que agora o óleo de cozinha saturado tem solução. Não descarte incorretamente no ralo ou na pia, que com certeza faz um estrago com proporção significativa para os lençóis freáticos.
Participe do Projeto Água e seja mais em em busca de melhoria na Sustentabilidade e da Conservação do nosso Município e Planeta. 
Procure um posto de coleta mais próximo na sua região e doe seu óleo de cozinha saturado que a ONG Sementes dará o destino correto e agradecerá o seu apoio que é de sua importância para o desenvolvimento Sustentável. 
ONG Sementes- Semeando Ideias

MADEIRA APREENDIDA É DOADA PARA PEQUENOS AGRICULTORES


Apreensão de madeira ilegal. Foto: Ibama


O Ibama doou 5 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendida no município de Portel (PA) durante a operação Onda Verde. Os beneficiários foram 5 associações de pequenos agricultores e assentados localizadas nos municípios de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio, no Pará. A madeira foi extraída ilegalmente por madeireiros e apreendida pelos fiscais do Ibama durante a Operação Onda Verde, que coíbe desmatamento na Amazônia.

Quase 1.400 famílias serão beneficiadas pela doação. As 5 associações haviam se cadastrados no Ibama para receber doações de apreensões. As madeiras serão usadas na construção de 14 pontes, 4 escolas, 1.099 casas, 18 barracões para depósito de alimentos e farinheiras, além de mesas e cadeiras.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Instituto, o volume apreendido corresponde a 80% de madeira que as associações necessitam para fazer as obras.

Fonte: www.oeco.com.br

3 de abril de 2013

Ong Sementes - Clique na Imagem

Agradecemos o apoio que o Blitz Total tem nos dado sempre que precisamos, é muito bom contar com a mídia nesse momento ímpar que é o nascimento desse projeto maravilhoso e significativo que é a ONG Sementes.