Árvore de Pomelo foi identificada também em uma
fazenda de Turvo, no Sul de SC
(Foto: Patrícia da Silva/VC no G1)
Em Lages, na Serra catarinense, moradores colheram uma fruta de1,2 kg, que acreditavam ser uma laranja gigante. O comerciante Célio Andrade Junks, dono do terreno onde a fruta foi achada, disse que a árvore começou a crescer há cerca de quatro anos, mas o primeiro fruto foi no ano passado. Porém, no laboratório de fruticultura do curso de Agronomia da Udesc, em Lages, a dúvida foi esclarecida. O pomelo, nome verdadeiro da fruta, é da mesma família e parecido com a laranja, e pode pesar entre um e dois quilos.
O pé das 'laranjas gigantes', como ficou conhecido na região, chamou a atenção dos moradores. "Nunca vi nada parecido em 72 anos de vida", explica dona de casa Namir Macedo. "Procurei, mas ninguém tem uma árvore parecida por aqui", comenta o comerciante.
"A fruta também pertence ao Gênero Citrus, como a laranja e o limão. E dentro deste gênero existem várias espécies, como a citrus paradise, que é um pomelo. Pode consumir, serve para fazer suco, doces", comenta a professora Aike Kretzschmar. "A semente pode ter chegado pela dispersão de pássaros ou também, como era um aterro, pode ter vindo de lixo doméstico também", diz o professor Fabiano Simões.
Patrícia da Silva, moradora de Turvo, no Sul de Santa Catarina, também registrou um pé de Pomelo na fazenda onde mora. Segundo ela, as frutas chegam a pesar dois quilos. Ela ainda explica que a árvore é a única que conhece na região, sendo que não há outros pés no terreno.
FONTE: G1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário