30 de agosto de 2013

NINHO DE VESPAS


Ninho de vespa do gênero 'Apoica' encontradas na América do Sul e Central. Possuem atividade noturna, durante o dia, suas asas funcionam como um ventilador para esfriar o ninho, mantendo-o a uma temperatura apropriada para o desenvolvimento das larvas.

FONTE: diariodebiologia.com

28 de agosto de 2013

PEGADAS DE ANIMAIS!

Pegadas de diferentes animais.. Alguns mais irracionais do que outros!

PROJETO - ENSINE UMA CRIANÇA A PRODUZIR


Já está em andamento no Distrito do Junco o Projeto Ensine uma criança a produzir, realizado pelo Vereador Rone Martins (PT), sua assessoria e com apoio da comunidade. O projeto será realizado em 3 módulos e nesse 1º módulo que terá como tema: AGRICULTURA ORGÂNICA E SAÚDE, terá palestras sobre meio ambiente e atividade física e saúde.

O projeto tem o intuito de despertar o interesse das crianças com o meio ambiente, como lidar com a terra e se tornar mais sustentáveis, e com isso despertá-los para se tornarem num futuro próximo, possíveis agricultores e semeadores do incentivo social e ainda ajudarem suas famílias com a renda obtida com a venda das hortaliças.

CRONOGRAMA DO CURSO

MANHÃ
09:00 hs - Palestra -Meio Ambiente com Jorge Sergipano (Gestor Ambiental)
10:00 hs -Pausa para lanche
11:00 hs - Retorno para a palestra Sobre Meio Ambiente

TARDE
14:00 hs - Palestra - Educação Física e Saúde com Cleiton Sampaio (Educador físico)
15:30 hs - Pausa para lanche
16:00 hs Retorno com brincadeiras lúdicas
17:00 hs - Encerramento

Realmente, a natureza inspira..

Os Angry Birds da vida real.
Conheça as aves que inspiraram os "Angry Birds". Muito legal!

Red Bird (vermelho) Espécie Cardeal

Blue Bird (azul) Espécie Uraeginthus bengalus

Yellow Bird (amarelo) Espécie: Canário

Black Bird (preto) Espécie: Loxigilla noctis

White Bird (branco) Espécie: Galinha

Boomerang Bird (verde) Espécie: Tucaninho verde

Orange Bird (laranja) Espécie: Oriolidae

Mighty Eagle (águia) Espécie: Águia-careca

FONTE: wikipedia.org

Cidade Inglesa é tomada por hortas que oferecem alimentos gratuitos a seus moradores


Todmorden é uma pequena cidade da Inglaterra, na qual seus 17 mil habitantes podem se alimentar de graça. Como? Há cinco anos nasceu o projeto The Incredible Edible Todmorden (A incrivelmente comestível Todmorden), que consiste no cultivo de hortas coletivas em espaços públicos da cidade. Todo alimento cultivado nestes locais está disponível para qualquer morador consumir. E de graça.

São mais de 40 cantos comestíveis espalhados por Todmorden: desde banheiras nas ruas até o quintal da delegacia da cidade, passando por jardins de centros de saúde e do cemitério local. A ideia é incentivar que toda comunidade cultive seus próprios alimentos e pense melhor sobre os recursos que consome.

Demorou dois anos para que a ideia de colher uma fruta, verdura ou hortaliça plantada por outra pessoa fosse aceita pela população. Na primeira reunião eram apenas seis pessoas. Hoje, o conceito já é aceito por grande parte dos moradores de Todmorden e inclusive é trabalhado na escola local. Tal prática ainda trouxe o benefício de estreitar a relação entre vizinhos. Bacana, não é?

“Não fazemos isso porque estamos entediados, mas porque queremos dar início a uma revolução”, diz Pam Warhurst, cofundadora do projeto, durante sua palestra no TEDSalon, em Londres. “As pessoas querem ações positivas nas quais possam se engajar e, bem no fundo, sabem que chegou a hora de assumir responsabilidades e investir em mais gentileza com o outro e com o meio ambiente”.

Claro que transformar todo espaço público de uma cidade em hortas comunitárias não é tarefa fácil. Mas com empenho e mobilização de vizinhos é perfeitamente possível começar a cultivar em seu bairro!

FONTE: Planeta Sustentável

27 de agosto de 2013

Fique sabendo: Maçã, morango, abacaxi e caju não são frutos!



Um pouco de botânica sempre faz bem… Quando falamos de frutos, uma das primeiras coisas que vem na cabeça são “frutas” comuns, como a maçã por exemplo. Os frutos estão relacionados ao ciclo reprodutivo das angiospermas e são na verdade os ovários que se desenvolve e aumenta seu tamanho após a fecundação dando origem ao que chamamos de fruto. A intenção desse crescimento da parede do ovário nada mais é do que proteger as sementes da planta e ajudar na sua dispersão, já que alguns animais aproveitam os sabores geralmente agradáveis para se alimentar deles.

Só que nem todos os frutos que conhecemos como frutos, são realmente frutos! (uhh!!!) A maçã por exemplo, é um pseudofruto. O pseudofruto é uma estrutura suculenta, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como acontece com os frutos verdadeiros. No caso da maçã, a parte que comemos é formada a partir do receptáculo da flor, o fruto de verdade é aquela casquinha que protege a semente. 

O caju é outro pseudofruto. A parte suculenta é originada do pedúnculo floral e a castanha sim, é o fruto propriamente dito. Morango também não é um fruto verdadeiro. A parte gostosa e suculenta do morango é também originada do receptáculo floral, a flor possui vários ovários que e seus receptáculos se agregam formando um “fruto agregado”, as “sementinhas” do morango são os frutos secos (arquênio). 

No abacaxi, ocorre a reunião de várias flores (inflorescência) e então com a fecundação formam-se vários frutos que são chamados de infrutescência, ou seja, é desenvolvido a partir do ovário de várias flores, como se fosse mesmo um fruto múltiplo. Já a banana é um fruto partenocárpico, se origina do ovário, mas sem que haja fecundação e produção de sementes.

FONTE: diariodebiologia.com

26 de agosto de 2013

Qual o segredo das plantas que se fecham ao serem tocadas?

preview_html_m52eef3a6
Mimosa pudica é uma das plantas sensitivas que possui maior agilidade!


Assim como os animais, as plantas também respondem aos estímulos a sua volta. Elas podem se direcionar de acordo com a luz, gravidade, mudanças de temperatura, interferências químicas. Mas as plantas que respondem ao toque, literalmente “fecham” as folhas. Essas chamamos de PLANTAS SENSITIVAS. Essa reação é uma forma que elas possuem de se proteger. É uma defesa natural que pode ocorrer de forma bastante ágil em algumas espécies. O movimento é chamado de Sismonastia.

As plantas sensitivas geralmente possuem suas folhas compostas recompostas, ou seja, as folhas são subdividida em folhinhas menores que chamamos de folíolos. Na base de cada folhinha, existem células especializadas capazes de perder água com grande rapidez. A reação acontece quando a planta recebe um estímulo externo, como um toque, por exemplo.

Dois elementos químicos presentes no organismo desses vegetais – o sódio e o potássio – ajudam no processo direcionando a água para um espaço livre entre as células. Isso faz com que as folhas murchem, encolhendo as folhas. É como se as células da base fizessem o papel do cotovelo no nosso braço, mudando a posição das folhas conforme o estímulo. As plantas carnívoras como a Dionea muscipula também possuem esse movimento.

Uma das plantas sensitivas mais conhecidas e mais ágeis é a Mimosa pudica (foto), mas essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.

FONTE: diariodebiologia.com

25 de agosto de 2013

O que acontece quando engolimos chiclete?

chiclete11
Cuidado: se se você engolir vários chicletes pode dar o azar deles obstruírem a saída do estômago ou do intestino e o único jeito é apelar pra uma cirurgia.


Nosso sistema digestório dissolve e excreta o que ingerimos em poucas horas, talvez, no máximo dias. Mas com certeza nunca demora mais de um ano. Nosso sistema digestivo é bastante eficaz, quando engolimos o alimento, ele percorre o esôfago e vai até seu estômago. Lá, as enzimas e os ácidos passam a trabalhar nesse alimento, começando seu processo de destruição.

O chiclete é feito, geralmente, de quatro substâncias e nosso organismo pode destruir três deles (aromatizantes, adoçantes e amaciantes). A base do chiclete é feita de substâncias químicas sintéticas, que permite que possamos mastigá-lo e que ele resista as propriedades digestivas da nossa saliva. Mas, se engolirmos essa massa sintética, mesmo sendo exposta ao ataque ácido que qualquer alimento sofre, se for considerado inútil pelo sistema digestivo, o chiclete então vai seguir o mesmo caminho que qualquer impureza segue: vai sair nas fezes e de forma alguma ficará por mais de um ano no nosso corpo.

Mesmo sabendo que o chiclete engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como, por exemplo, uma criança de 4 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento.

FONTE: diariodebiologia.com

24 de agosto de 2013

Por que os olhos coçam quando estamos com sono?

itchy-eyes-1
Nossos olhos coçam porque perdem a lubrificação quando estamos cansadas!

A relação entre o sono e a coceira no olho não existe. Ou seja, a coceira no olho não é por causa do sono e sim por causa do cansaço. Quando passamos o dia inteiro em nossas atividades, os olhos ficam atentamente abertos o tempo todo. Em diversas situações, como em frente ao computador, nossos olhos ficam mais atentos e a concentração até ajuda a diminuir nossas piscadas.

Piscar é importantíssimo, pois lubrifica os olhos e diminui a sensação se coceira. Só que, quanto mais cansado ficamos, mais nossos canais lacrimais, e consequentemente, a mucosa da parte interna dos olhos ressecam diminuindo a lubrificação. Isso resulta naquela coceirinha gostosa que parece ser causada pelo sono que sentimos quando estamos cansados. Nestes casos coçar alivia, pois induz a atividade das glândulas lacrimais o que acaba lubrificando os olhos tirando a sensação de comichão.

Apesar de ser uma coceirinha gostosa, é preciso evitar coçar os olhos nestes casos, pois, nossos dedos muitas vezes não estão limpos e carregam consigo diversas sujeiras microscópicas que podem piorar a coceira e desencadear um processo alérgico e/ou inflamatório. O resultado é aquele olho vermelho, inchado e dolorido.

FONTE: diariodebiologia.com

As corcovas dos camelos armazenam água?

12068383-bactrian-camel-in-the-steppes-of-mongolia-true-to-transport-a-nomad
Um camelo adulto pesa entre 318 a 680 kg e tem até 2,1 metros de altura e podem viver até a idade de cinqüenta anos!

De jeito nenhum! Na verdade, aquela corcova do camelo é um monte de gordura. Um camelo saudáve e bem alimentado, pode ter uma corcova de até 35 Kg!

Nós, seres humanos e a maioria dos outros animais armazenamos suas gorduras misturadas com o tecido muscular ou em uma camada logo abaixo da pele. Os camelos, possuem a maioria da sua gordura acumulada na corcova. A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é imprescindível.

Um camelo precisa de cerca de 20 litros de água por dia no verão. Entretanto, um camelo pode perder até 100 litros de água de seus tecidos corporais sem que essa perda lhe cause maiores problemas. Uma coisa que um camelo pode fazer por conservar água é suportar grandes oscilações de temperaturas do corpo. Um camelo pode começar o dia a 35ºC e deixar que sua temperatura suba até 40ºC. No caso dos seres humanos um aumento de temperatura tão alevado pode indicar uma doença. Conseguem perceber a vantagem?

FONTE: diariodebiologia

23 de agosto de 2013

Orcas - Assassinas ou Vítimas?


As Orcas são vistas como assassinas, porém o que vemos é que a industria americana usurpa da natureza animais lindos e raros com um intuito cruel: Ganhar dinheiro mostrando o que os adestradores são capazes de fazer com tanta tortura.
Diga não à violência contra os animais!

Anorexia leva jovem à morte; Comportamento era incentivado nas redes sociais


Na última terça-feira (20), a jovem gaúcha Daiane Dornelles faleceu devido a uma hepatite viral desencadeada por um quadro de anorexia nervosa. Daiane era famosa nas redes sociais, conhecida como @MeganFoques no Twitter, ela possuía mais de 17 mil seguidores no microblog e quase seis mil no Instagram.

Desde que faleceu, as fotos publicadas por Daiane têm provocado um debate sobre culto à magreza e a distúrbios alimentares em plataformas sociais. Mesmo postando imagens onde aparece excessivamente magra, pesando 48 kg e com 1,65m, os seguidores elogiavam o corpo de Daiane e incentivavam o comportamento da jovem.

Nos comentários, as pessoas diziam o quanto estavam com inveja da "barriga negativa" que ela adquiriu e perguntavam qual era a sua dieta. Em resposta, a blogueira dizia: "Apenas controle o que você come, tu se acostuma”. Para "motivar" as seguidoras a comerem menos, Daiane compartilhava fotos de celebridades magras acompanhadas de hastags como "vamoanorexia". 

Não é a primeira vez que o Instagram precisa combater a apologia a distúrbios alimentares entre os seus seguidores. Ano passado, a rede precisou banir a busca por termos como "probulimia", "proanorexia" e "thinspo", que traziam imagens de mulheres anorexicas acompanhadas por legendas do tipo: "a vontade de comer doi, mas é a fome que funciona", "quando você é magra, você pode fazer o que quiser e todos te amarão" ou ainda "durma o dia inteiro, assim você não sentirá fome".

"Qualquer conta ou hashtag que incentive distúrbios alimentares será considerada uma violação às regras da rede social e será destivada imediatamente" afirmou um porta-voz do Instagram, na época.

De acordo com Christine Morgan, CEO da Fundação Butterfly, que oferece ajuda à mulheres que sofrem de transtornos alimentares, o problema não acontece apenas no Instagram, mas também em plataformas como o Tumblr e o Pinterest. Morgan diz que "odeia" sites como esses, pois eles despertam a baixa estima nos adolescentes mais vulneráveis.

FONTE: administradores.com.br

Animais Albinos


O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

FONTE: diariodebiologia.com

22 de agosto de 2013

Por que os gatos enterram o cocô?

caixa-areia-gato-dicas


Os estudiosos do comportamento animal ainda não possuem uma explicação científica e definitiva para este comportamento. E por isso existem várias teorias.

Na primeira teoria, supõe-se que os gatos se comportem dessa forma com a finalidade de “esconder-se” de possíveis predadores. Aí vocês pensam: “Mas que predadores teriam dentro do meu apartamento?” Bem, imagina-se que este comportamento asseado dos gatos não apareceu agora. 

Há milhares de anos, quando os felinos eram totalmente selvagens, este hábito os protegia de possíveis inimigos. Instintivamente, eles sabiam que seu cocô poderia ser farejado e seu espaço poderia ser encontrado. Daí eles enterravam suas fezes para que seus rastros não fossem descobertos. 

Assim, mesmo que os bichanos domésticos não tenham mais predadores hoje em dia, o comportamento é explicado pela sua herança genética.

Também se acredita que este comportamento tem a intenção inversa: demarcar território. O ato de enterrar as fezes tende a ocorrer em áreas mais próximas dos locais de descanso e de alimentação, onde normalmente também fica aquela caixinha de areia destinada às suas necessidades. Já a exposição das fezes costuma ocorrer nas fronteiras de seu território, como um jardim ou quintal.

FONTE: diariodebiologia.com

Insetos de papelão reciclado, super legal!


Bichos de Papelão (Reciclados)

Tradicionalmente habilidosos em dobraduras desde a infância e mestres em transformar uma simples folha de papel em verdadeira arte – como são os origamis mais elaborados –, os nipônicos têm se dedicado agora a montar borboletas, besouros e formigas. Feitos com papelão reciclado, os insetos, que reproduzem com fidelidade cada mínimo detalhe de suas versões vivas, viraram um grande passatempo para os japoneses. A brincadeira é composta por peças destacáveis que armadas dão formas a insetos com 20 centímetros de tamanho médio, que podem ser pintados da forma que a pessoa desejar. O resultado é super  legal.

FONTE: diariodebiologia.com

21 de agosto de 2013

Verdadeiros “homens-bomba”: formigas que explodem diante do perigo

formigas_bomba

Conhecidas como “formigas-kamikaze”, “formigas-bomba” ou “formigas-explosivas-da-Malásia”, estes pequenos insetos possuem um conjunto especial de músculos localizados acima de suas mandíbulas que se estendem por quase todo o comprimento do corpo e estão ligados a glândulas cheias de veneno. 

Ao sinal de uma situação realmente perigosa para o formigueiro ou que coloque em risco a integridade da sua rainha, a alternativa é usar o que elas têm de mais poderoso. Violentamente, elas contraem esta musculatura com tanta força que causa um rompimento das bolsas de veneno, causando uma explosão ácida, geralmente tóxica para o inimigo.

O ato é sua última estratégia de defesa, pois a explosão arrebenta também seus órgãos internos, o que faz com que esta seja a última batalha de suas vidas. 

Por isso, antes de acionar a bomba elas resistem numa luta fervorosa, e só explodem quando percebem que vão perder a batalha!

FONTE: diariodebiologia.com

Por que o girassol gira conforme o Sol?

girassol_984_1600x1200

Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor (na verdade um inflorescência, um conjunto de até 2 mil micro flores que ficam no círculo entre as pétalas) pende como uma bandeja virada para o Sol.

Isso ocorre porque o crescimento do caule do girassol responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol.

A ação do hormônio do crescimento também interfere no comportamento do caule da planta quando faz sol. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.

Esse movimento só dura até o vegetal florescer. Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.
FONTE: diariodebiologia.com

Entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas


Após dois adiamentos, começou a valer hoje no município do Rio de Janeiro a medida que pune com multa quem joga lixo nas ruas. O programa Lixo Zero começou no Centro e até o meio da tarde (15h30) desta terça-feira (20), foram aplicadas 98 multas para cidadãos que não esperaram chegar na lixeira para se livrar do lixo. Ninguém foi levado à delegacia por se recusar a fornecer o CPF.

A medida está prevista na Lei de Limpeza Urbana nº 3273, de 2011, mas que até agora não tinha sido aplicada.

A distribuição da multa funcionará assim: para resíduos menores que uma lata de cerveja, a multa é de 157 reais. Até um metro cúbico, 392 reais e acima de um metrô cúbico, como um sofá de 3 lugares, a infração custará ao infrator 980 reais. Volumes maiores, como depósito de entulho, a multa é de 3 mil reais.

Ideias que podem mudar o mundo


É, às vezes é incompreensível pensar em como ideias sustentáveis poderosas não recebem apoio para serem melhor difundidas. Em tempos em que cada pessoa possui muitos equipamentos que precisam ser recarregados a todo instante, faltava alguma ideia sustentável que desse conta desta necessidade. Recentemente foi divulgado um produto que, pela ideia, é capaz de carregar baterias apenas com o uso da luz solar. O produto funciona da seguinte maneira: você fixa o carregador portátil no vidro da sua casa, ele absorve a luz solar e armazena a energia absorvida em baterias de íons de lítio. Com este aparelho, é possível carregar completamente uma bateria em um prazo de 5 a 8 horas. A iniciativa vem de uma empresa chamada Kyuho Song & Boa Oh. Com ideias como essas, vemos um breve lampejo do que pode ser um inicio de não dependência da energia elétrica. Com tantas opções de captação de energia que temos hoje em dia, é ainda difícil pensar que dependemos tanto da energia que recebemos das nossas tomadas domésticas, de origem principalmente das usinas hidrelétricas. Vamos divulgar essa ideia, quem sabe com isso podemos exercer alguma pressão para que esse produto possa ser vendido em qualquer loja especializada, em qualquer ferragem.

FONTE: brasilsustentavel.org

20 de agosto de 2013

Projeto de lâmpada que não queima faz com que o idealizador seja ameaçado de morte


São impressionantes as iniciativas das grandes empresas para impedir que ideias sustentáveis ganhem força e que possam sair do papel para realmente entrar no uso cotidiano. Benito Muros é o desenvolvedor deste projeto, uma lâmpada que não queimaria. O projeto de Muros não pára por aí, o pesquisador se dedica a pesquisar maneiras para que os produtos possuam maior tempo de vida e durabilidade. Não precisa ir muito longe para se dar conta de que os grandes fabricantes não olham com bons olhos para as ideias de Muros. Em uma época de aparelhos quase descartáveis, este tipo de iniciativa tende a ser reprimida pelos grandes fabricantes.

A dita lâmpada foi criada pela OEP Eletrics, e possui um real compromisso com o meio ambiente. Além de não gerar desperdício de material, é muito mais econômica, permitindo uma economia de até 92% de energia. Segundo Muros, sua pesquisa começou depois de ficar sabendo de uma lâmpada que está ligada a 111 anos, em Livermore, Califórnia. Sabendo disto, Muros viajou até lá e pesquisou com os descendentes dos criadores da lâmpara, para saber como que ela havia sido fabricada. E foi a partir desta investigação que pode desenvolver sua lâmpada que não queima.

FONTE: brasilsustentavel.org.br

Por que a espuma de sabonete e detergente coloridos é branca?



No fenômeno da refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores...

A coloração do sabonete e do detergente concentrados é devido a adição de corantes na sua fórmula. Essa cor não é transferida para a espuma que essas substâncias formam. Ao dissolvermos detergente colorido em uma grande quantidade de água limpa, seguido de agitação, a espuma pode se formar. Mas as paredes das pequenas bolhas de sabão são finas e transparentes e a quantidade de corantes é mínima e, portanto, imperceptível aos nossos olhos.

A espuma é um amontoado de bolhas. O fato de enxergarmos a espuma branca, mesmo as bolhas sendo transparentes, se dá devido à forma como nossos olhos enxergam as cores. Quando uma luz incide sobre uma bolha, ocorrem dois fenômenos ópticos: a refração e a reflexão. Na refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores. Isso pode ser comprovado ao observarmos que uma bolha maior possui algumas manchas coloridas. No fenômeno da reflexão, uma pequena parte de luz incidente é refletida e, portanto, segue a cor da luz do sol, que é branca.

Na espuma, os fenômenos ópticos de refração e reflexão ocorrem ao mesmo tempo em todas as minúsculas bolhas que a formam. Nossos olhos enxergam o branco quando as cores aditivas primárias (azul, verde e vermelho) ocorrem simultaneamente. É isso que acontece na espuma, ou seja, a emissão das cores primárias chegando a nossa retina ao mesmo tempo, que resulta na cor branca.

FONTE: diariodebiologia.com

CURIOSIDADES DO MUNDO ANIMAL

gastric-frog


As fêmeas colocavam ao todo cerca de 40 ovos, após a fertilização externa pelos machos, elas levavam os ovos para a boca e os engolia. Os primeiros ovos engolidos eram digeridos, mas o organismo do anfíbio cuidava para que o estômago interrompa a produção de suco gástrico, através de uma substância chamada prostaglandina E 2 (PGE 2) presente em um tipo de geleia que envolvia os ovos. Os últimos ovos ficavam alojados no estômago e somente a metade deles conseguia sobreviver a este processo.

Dentro do estômago e protegidos do suco gástrico os ovos iniciavam seu desenvolvimento, a quantidade de vitelo era muito maior do que a encontrada em outros anfíbios. Durante pelo menos seis semanas as jovens rãs eram “geradas” no estômago da mãe. O estômago crescia tanto que pressionava os pulmões e no final do processo, a respiração ficava sendo exclusivamente cutânea. O nascimento era através de regurgitação. Em situação normal, durante uma semana a mãe ia regurgitando aos poucos os filhotes. Mas se molestada, a mãe podia regurgitar todas as rãs jovens em um único vômito para facilitar a fuga.

Infelizmente, todo este texto foi conjugado no passado, pois essas pequenas rãs foram consideradas extintas e não são vistas a mais de 20 anos. Mas, não será nenhuma surpresa se estas pequenas criaturas estiverem superado as adversidades e que voltem a aparecer novamente.
FONTE: diariodebiologia.com

19 de agosto de 2013

Conheçam o parasita que come a língua do hospedeiro!

Sem-Título-1
O único parasita conhecido capaz de substituir (comer) um órgão do seu hospedeiro e com isso, ainda ajudar na sua alimentação.

Isso mesmo, ele se agarra na língua do peixe com suas patas em forma de ganchos, e ali se alimenta de muco, sangue e do tecido e aos poucos acaba comendo a língua inteira do pobre peixe! Fixado na base da língua, este bichinho estranho acaba tomando o seu lugar, crescendo junto com o seu hospedeiro (o peixe) e aproveitando também para comer os restos alimentares.

Ele pode alcançar o mesmo tamanho da língua do peixe, mas o que parece se horripilante, não é: o peixe (caranho vermelho) continua se alimentar normalmente, e pode viver desta forma até o fim da vida.

FONTE: diariodebiologia

18 de agosto de 2013

Alimente-se bem!


Veja o que pode acontecer quando nos alimentamos só com opções não saudáveis, de uma forma cômica, porém realista!

FONTE: youtube.com

Filtros de cigarro que brotam quando jogados no solo!

green
O projeto da Greenbutts está previsto para chegar aos consumidores em 2014.

Uma empresa chamada Greenbutts está investindo na proteção ao meio ambiente através do mau hábito dos fumantes, criando o que eles chamam de “cigarros verdes” (green cigarrettes). Para isso, desenvolveram um filtro de cigarro totalmente biodegradável à base de linho, algodão orgânico e cânhamo utilizando farinha de trigo e água para ligar os elementos do conjunto. Esse filtro diminuiu a ação do tabaco retendo e eliminando suas substâncias. E não é só isso, tem um benefício a mais: dentro dos filtros possuem sementes de ervas, grama e até flores que brotam em contato com o solo. A Greenbutts estima que cerca de 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são jogadas no ambiente, sendo que 25% vão parar na água. Assim, a empresa incentiva os usuários a jogar os filtros e vê-los brotar.

A ideia é bem original, mas não evita que as pessoas adoeçam como fumantes! Além disso, essa novidade pode ter consequências não intencionais: com a possibilidade de a bituca poder se tronar uma plantinha, muitos fumantes vão simplesmente “esquecer” que o lixo existe e vão intencionalmente jogar todos os restos de cigarro no chão. Além disso, novos “fumantes verdes” podem surgir enganados pela ideia de que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ainda acho que a melhor saída é unir esforços para reduzir o tabagismo!

FONTE: Greenbutts

Por que o percevejo (maria-fedida) fede tanto?

sgstink1
Para fugir do perigo, algumas espécies de percevejos possuem glândulas odoríferas que exalam uma substância com cheiro muito desagradável!

Eles realmente são bem fedidos e com isso conseguem o querem: se livrar do perigo. Já reparou que assim que você toca ou simplesmente percebe a presença dele logo vem aquele cheiro horrível? Este cheiro ruim, nada mais é do que o mecanismo de defesa destes insetos que sempre exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados.

A maria-fedida (ou “Stink Bug”, em inglês) é apenas o nome popular dos percevejos (ordem hemíptera a mesma ordem dos barbeiros). São da família Pentatomidae que possuem glândulas especializadas no tórax ou no abdômen que produzem um líquido com aquele odor fétido de hidrocarbonetos. Estas substâncias químicas acumulam em um pequeno reservatório ligado às glândulas e são liberados na superfície do corpo somente quando necessário. Tanto os adultos, quanto as ninfas mais desenvolvidas possuem este mecanismo.

Essa defesa é bem interessante, pois uma vez liberado, o odor permanece sobre tudo que o percevejo toca. Para a maioria dos predadores, o gosto é tão ruim quanto o cheiro e os pássaros, por exemplo, costumam cuspir logo após mordê-los.

FONTE: diariodebiologia.com

17 de agosto de 2013

TRISTE REALIDADE COM OS NOSSOS RIOS



Infelizmente a foto não tem qualidade por ser de um celular, más essa cena flagrei hoje na nossa cidade, más precisamente no nosso Rio do Ouro próximo ao Colégio Oásis. Veja essa cena lamentável que por sinal não é rara e nem exceção, pasmem....É uma cena diária!
Pessoas lavando automóveis dentro do Rio, literalmente dentro do Rio!
Fiquei indignado com essa cena e fico mais ainda por saber que as autoridades com certeza sabem e já presenciaram esse absurdo. Cadê os órgãos de fiscalização? Cadê a Secretaria de Meio Ambiente do Município? Isso é um descaso com a natureza e a saúde dos Rios, que infelizmente já sofrem o desague dos dejetos domésticos diariamente e ainda tem que aguentar mais essa!
Sou um defensor do meio ambiente o que presenciar de errado denunciarei!
Saudações Sustentáveis!

PROFESSOR DA USP FALA SOBRE A FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL


Professor rebate inúmeras informações sobre o aquecimento global, vale a pena assistir.