Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor (na verdade um inflorescência, um conjunto de até 2 mil micro flores que ficam no círculo entre as pétalas) pende como uma bandeja virada para o Sol.
Isso ocorre porque o crescimento do caule do girassol responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol.
A ação do hormônio do crescimento também interfere no comportamento do caule da planta quando faz sol. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.
Esse movimento só dura até o vegetal florescer. Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.
FONTE: diariodebiologia.com
Não entendo porque as pessoas não aproveitam este espaço...
ResponderExcluirA força da Ong Sementes cresceria muito se os comentaristas participassem...
Neste meu comentário, eu quero aplaudir quem postou a matéria.
Deus gostaria que conhecêssemos mais sobre a natureza!!!
veja Gênesis 2:15
O relógio que registra os comentários está com QUATRO HORAS atrazado...!!! Precisamos consertar o "tempo"...
ResponderExcluir