No fenômeno da refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores...
A coloração do sabonete e do detergente concentrados é devido a adição de corantes na sua fórmula. Essa cor não é transferida para a espuma que essas substâncias formam. Ao dissolvermos detergente colorido em uma grande quantidade de água limpa, seguido de agitação, a espuma pode se formar. Mas as paredes das pequenas bolhas de sabão são finas e transparentes e a quantidade de corantes é mínima e, portanto, imperceptível aos nossos olhos.
A espuma é um amontoado de bolhas. O fato de enxergarmos a espuma branca, mesmo as bolhas sendo transparentes, se dá devido à forma como nossos olhos enxergam as cores. Quando uma luz incide sobre uma bolha, ocorrem dois fenômenos ópticos: a refração e a reflexão. Na refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores. Isso pode ser comprovado ao observarmos que uma bolha maior possui algumas manchas coloridas. No fenômeno da reflexão, uma pequena parte de luz incidente é refletida e, portanto, segue a cor da luz do sol, que é branca.
Na espuma, os fenômenos ópticos de refração e reflexão ocorrem ao mesmo tempo em todas as minúsculas bolhas que a formam. Nossos olhos enxergam o branco quando as cores aditivas primárias (azul, verde e vermelho) ocorrem simultaneamente. É isso que acontece na espuma, ou seja, a emissão das cores primárias chegando a nossa retina ao mesmo tempo, que resulta na cor branca.
FONTE: diariodebiologia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário