16 de maio de 2013

Serrolândia realiza ação em prol da cultura do Licurí


Partindo do entendimento que, da cultura do Licurí se aproveita tudo e dele vem o sustento de muitas famílias. A partir dessa ideia o município de Serrolândia, vem dando passos importantes para o fortalecimento e reconhecimento da função social, ambiental e econômica desta cultura. 

Neste sentido realizou a 1ª Oficina de Produção dos Derivados do Licurí, realizada no dia 08 de maio, no escritório de Assistência Técnica e Extensão Rural de Serrolândia. Esta iniciativa partiu da Rede de Parceiros para o Desenvolvimento Local de Sustentável, composta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Secretaria de Agricultura, Associações Comunitárias de Amarantes, Caraíba, Maracujá e Assentamento Caiçara.

Durante a oficina ocorreram momentos de sensibilização sobre a importância da cultura do licurí, debate participativo com as entidades parceiras e convidados, confecção de derivados do licurí, através de 03 produtos: licurí torrado com rapadura, licurí torrado com sal e licurí torrado com rapadura e canela e o empacotamento da produção para comercialização.

Para avançar nos trabalhos ficou acertado entre os participantes que a primeira ação de divulgação dos produtos, será na feira livre do município, no dia 11 de maio, bem como a criação da Casa do Licurí, que será referencia na produção e beneficiamento dos derivados da cultura e dos diversos produtos da agricultura familiar e economia popular. 

Além disso, será criada uma cooperativa de produção para avançar na comercialização e representação dos empreendimentos da região.

FONTE: Vidanocampo

Nenhum comentário:

Postar um comentário