5 de setembro de 2013

Tubarão é capturado em rede e vira atração entre a população de SE

Pescadores cortaram e dividiram tubarão (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Pescadores cortaram e dividiram tubarão (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Segundo os pescadores, tubarão deve ter aproximadamente 3 metros.
Pescadores acharam que animal era uma arraia.



Um tubarão-martelo foi encontrado por pescadores na tarde desta quarta-feira (04), enrolado na rede de pesca deixada para captura de pescados. O animal foi levado para Orla da Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, após ser capturado a 300 metros da costa sergipana.

Segundo os pescadores, o tubarão deve pesar entre 200 e 250 kg e medir aproximadamente três metros de comprimento. Ainda de acordo os pescadores, o bicho deve ter ficado preso por estar em busca de alimentos.

Eles disseram também, que ao chegarem para recolher a rede se confundiram e acharam que era uma arraia, ao invés de um tubarão.

Exposto, o tubarão virou atração entre as pessoas que passavam pelo local. Muitos registraram o momento tirando fotos ao lado do animal.

FONTE: emsergipe.com

3 de setembro de 2013

Vídeo incrível: Desenvolvimento do bebê na barriga da mãe!


Após a fecundação, depois da implantação do óvulo fecundando para parede do útero, ao fim de 15 dias, começa a ocorrer a gastrulação e o início da organogênese. Dá-se a diferenciação celular a partir dos três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme), em tecidos, órgãos e sistemas de órgãos. 

O coração começa a bater a partir da 4ª semana, e a partir da 8ª semana o embrião passa a chamar-se feto e é aparentemente um ser humano, que apesar de já bem diferenciado tem apenas 5 cm no final do 1º trimestre. 

Durante o segundo trimestre o feto cresce rapidamente e atinge os 30 cm e mostra-se muito ativo. No último trimestre atinge, geralmente, os cerca de 3 kg e um comprimento de cerca de 50 cm. A atividade fetal pode diminuir devido ao espaço ser limitado.

FONTE: diariodebiologia.com

2 de setembro de 2013

Sensacional: os chimpanzés se auto-medicam!

chimp
O Chimpanzé (Pan troglodytes) apresenta uma incrível capacidade de automedicar-se.

De acordo com pesquisas recentes, o chimpanzé está no topo da lista. Esses bichinhos, assim como nós, de vez em quando também sofrem de dor de estômago depois de comerem muito ou após a ingestão de toxinas. Eles também hospedam parasitas e contraem doenças, além de sofrerem com o estresse e suas conseqüências.

Não é de se surpreender que um primata inteligente, como o chimpanzé, que aprende por tentativa e erro e pelo exemplo, utilize produtos medicinais, já que o seu habitat está cheio deles. São diversas ervas utilizadas por esses animais. E saiba que muitos deles são também utilizados por nós em nossos medicamentos e chás que tomamos sempre que há necessidade. Na Tanzânia, os chimpanzés que sofrem de diarreia utilizam as folhas amargas de uma planta conhecida pela população da região como “mujonso” que é usada para tratar malária, diarreia ameboide e verminoses em geral. Por toda a África, os chimpanzés são visto à procura de plantas nativas, arrancando folhas inteiras, dobrando-as cuidadosamente, e imediatamente engolindo sem mastigar. As folhas são expelidas inteiras e com elas os parasitas intestinais. Impressionante, não??

Ao que parece muitos outros animais se automedicam. Os macacos-prego já foram vistos esfregando o pelo em plantas de propriedades curativas e como repelentes de insetos. Os Lêmures esfregam no pelo substâncias químicas extraídas das centopeias para matar os insetos. Uma elefanta foi observada a procura de folhas de uma árvore com propriedades que induzem o parto pouco antes de dar a luz.

Assim pessoal, diante da nossa necessidade (que aumenta a cada dia) de novos remédios e antibióticos, tais exemplos são uma boa razão para que se mantenha intacta a nossa “Farmácia da Natureza” com o máximo de respeito possível!

FONTE: diariodebiologia.com

1 de setembro de 2013

Tubarão que "anda" é descoberto na Indonésia




Jacarta - Uma nova espécie de tubarão, que "caminha" no fundo do mar usando as nadadeiras como patas, foi descoberta no leste da Indonésia, informou um grupo ambientalista nesta sexta-feira.

O tubarão com manchas marrons e brancas anda durante a noite pelo oceano em busca de peixes e mariscos para se alimentar, segundo a Conservation International, cujos cientistas participaram nesta descoberta, juntamente com membros do Museu da Austrália Ocidental.

Este animal, que mede no máximo 80 centímetros e é inofensivo para os seres humanos, foi descoberto em Halmahera, uma das Ilhas Molucas, localizada a oeste de Nova Guiné.

Ketut Sarjana Putra, diretor do grupo para a Indonésia, disse que este tubarão Hemiscyllium halmaherapoderia "ser um excelente embaixador para chamar a atenção do público para o fato de que a maioria dos tubarões são inofensivos para os seres humanos e merecem atenção e conservação".

FONTE: exame.abril.com

Fukushima: usina nuclear tem novos pontos de radiação

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam reator da central nuclear de Fukushima
Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam reator da central nuclear de Fukushima

Tóquio - A Tokyo Electric Power (Tepco), operador do complexo nuclear Fukushima Daiichi, no Japão, afirmou que seus esforços para controlar a água altamente radioativa da usina sofreu novos reveses. Pontos contaminados foram descobertos em novas partes dos tanques onde a água está armazenada, ao mesmo tempo que os níveis de radiação subiram para patamares altamente perigosos em outra área.

Segundo a Tepco, altos níveis de radiação foram encontrados em quatro locais perto dos tanques de armazenagem instalados para coletar as 400 toneladas de água contaminada bombeadas por dia das instalações do reator radioativo, indicando a possibilidade de novos vazamentos nos tanques ou alguma dificuldade ainda não explicada na contenção da água.

Dois dos pontos medidos estavam em áreas onde a contaminação não havia sido detectada anteriormente e dois outros registraram um forte aumento no nível de radiação. Em um deles ela chegou a 1,8 MSV (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação) - um dos níveis mais altos de radiação registrados na usina desde os primeiros dias do terremoto seguido de tsunami que afetou o complexo em março de 2011.

A Tepco aumentou a supervisão e a quantidade de leituras que faz sobre a radiação depois de descobrir no mês passado que 300 toneladas de água altamente radioativa estava vazando de um dos tanques de armazenagem. O governo do Japão recentemente interveio no problema para ter um papel mais direto na contenção da crise nuclear.

FONTE: exame.abril.com

30 de agosto de 2013

NINHO DE VESPAS


Ninho de vespa do gênero 'Apoica' encontradas na América do Sul e Central. Possuem atividade noturna, durante o dia, suas asas funcionam como um ventilador para esfriar o ninho, mantendo-o a uma temperatura apropriada para o desenvolvimento das larvas.

FONTE: diariodebiologia.com

28 de agosto de 2013

PEGADAS DE ANIMAIS!

Pegadas de diferentes animais.. Alguns mais irracionais do que outros!

PROJETO - ENSINE UMA CRIANÇA A PRODUZIR


Já está em andamento no Distrito do Junco o Projeto Ensine uma criança a produzir, realizado pelo Vereador Rone Martins (PT), sua assessoria e com apoio da comunidade. O projeto será realizado em 3 módulos e nesse 1º módulo que terá como tema: AGRICULTURA ORGÂNICA E SAÚDE, terá palestras sobre meio ambiente e atividade física e saúde.

O projeto tem o intuito de despertar o interesse das crianças com o meio ambiente, como lidar com a terra e se tornar mais sustentáveis, e com isso despertá-los para se tornarem num futuro próximo, possíveis agricultores e semeadores do incentivo social e ainda ajudarem suas famílias com a renda obtida com a venda das hortaliças.

CRONOGRAMA DO CURSO

MANHÃ
09:00 hs - Palestra -Meio Ambiente com Jorge Sergipano (Gestor Ambiental)
10:00 hs -Pausa para lanche
11:00 hs - Retorno para a palestra Sobre Meio Ambiente

TARDE
14:00 hs - Palestra - Educação Física e Saúde com Cleiton Sampaio (Educador físico)
15:30 hs - Pausa para lanche
16:00 hs Retorno com brincadeiras lúdicas
17:00 hs - Encerramento

Realmente, a natureza inspira..

Os Angry Birds da vida real.
Conheça as aves que inspiraram os "Angry Birds". Muito legal!

Red Bird (vermelho) Espécie Cardeal

Blue Bird (azul) Espécie Uraeginthus bengalus

Yellow Bird (amarelo) Espécie: Canário

Black Bird (preto) Espécie: Loxigilla noctis

White Bird (branco) Espécie: Galinha

Boomerang Bird (verde) Espécie: Tucaninho verde

Orange Bird (laranja) Espécie: Oriolidae

Mighty Eagle (águia) Espécie: Águia-careca

FONTE: wikipedia.org

Cidade Inglesa é tomada por hortas que oferecem alimentos gratuitos a seus moradores


Todmorden é uma pequena cidade da Inglaterra, na qual seus 17 mil habitantes podem se alimentar de graça. Como? Há cinco anos nasceu o projeto The Incredible Edible Todmorden (A incrivelmente comestível Todmorden), que consiste no cultivo de hortas coletivas em espaços públicos da cidade. Todo alimento cultivado nestes locais está disponível para qualquer morador consumir. E de graça.

São mais de 40 cantos comestíveis espalhados por Todmorden: desde banheiras nas ruas até o quintal da delegacia da cidade, passando por jardins de centros de saúde e do cemitério local. A ideia é incentivar que toda comunidade cultive seus próprios alimentos e pense melhor sobre os recursos que consome.

Demorou dois anos para que a ideia de colher uma fruta, verdura ou hortaliça plantada por outra pessoa fosse aceita pela população. Na primeira reunião eram apenas seis pessoas. Hoje, o conceito já é aceito por grande parte dos moradores de Todmorden e inclusive é trabalhado na escola local. Tal prática ainda trouxe o benefício de estreitar a relação entre vizinhos. Bacana, não é?

“Não fazemos isso porque estamos entediados, mas porque queremos dar início a uma revolução”, diz Pam Warhurst, cofundadora do projeto, durante sua palestra no TEDSalon, em Londres. “As pessoas querem ações positivas nas quais possam se engajar e, bem no fundo, sabem que chegou a hora de assumir responsabilidades e investir em mais gentileza com o outro e com o meio ambiente”.

Claro que transformar todo espaço público de uma cidade em hortas comunitárias não é tarefa fácil. Mas com empenho e mobilização de vizinhos é perfeitamente possível começar a cultivar em seu bairro!

FONTE: Planeta Sustentável

27 de agosto de 2013

Fique sabendo: Maçã, morango, abacaxi e caju não são frutos!



Um pouco de botânica sempre faz bem… Quando falamos de frutos, uma das primeiras coisas que vem na cabeça são “frutas” comuns, como a maçã por exemplo. Os frutos estão relacionados ao ciclo reprodutivo das angiospermas e são na verdade os ovários que se desenvolve e aumenta seu tamanho após a fecundação dando origem ao que chamamos de fruto. A intenção desse crescimento da parede do ovário nada mais é do que proteger as sementes da planta e ajudar na sua dispersão, já que alguns animais aproveitam os sabores geralmente agradáveis para se alimentar deles.

Só que nem todos os frutos que conhecemos como frutos, são realmente frutos! (uhh!!!) A maçã por exemplo, é um pseudofruto. O pseudofruto é uma estrutura suculenta, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como acontece com os frutos verdadeiros. No caso da maçã, a parte que comemos é formada a partir do receptáculo da flor, o fruto de verdade é aquela casquinha que protege a semente. 

O caju é outro pseudofruto. A parte suculenta é originada do pedúnculo floral e a castanha sim, é o fruto propriamente dito. Morango também não é um fruto verdadeiro. A parte gostosa e suculenta do morango é também originada do receptáculo floral, a flor possui vários ovários que e seus receptáculos se agregam formando um “fruto agregado”, as “sementinhas” do morango são os frutos secos (arquênio). 

No abacaxi, ocorre a reunião de várias flores (inflorescência) e então com a fecundação formam-se vários frutos que são chamados de infrutescência, ou seja, é desenvolvido a partir do ovário de várias flores, como se fosse mesmo um fruto múltiplo. Já a banana é um fruto partenocárpico, se origina do ovário, mas sem que haja fecundação e produção de sementes.

FONTE: diariodebiologia.com

26 de agosto de 2013

Qual o segredo das plantas que se fecham ao serem tocadas?

preview_html_m52eef3a6
Mimosa pudica é uma das plantas sensitivas que possui maior agilidade!


Assim como os animais, as plantas também respondem aos estímulos a sua volta. Elas podem se direcionar de acordo com a luz, gravidade, mudanças de temperatura, interferências químicas. Mas as plantas que respondem ao toque, literalmente “fecham” as folhas. Essas chamamos de PLANTAS SENSITIVAS. Essa reação é uma forma que elas possuem de se proteger. É uma defesa natural que pode ocorrer de forma bastante ágil em algumas espécies. O movimento é chamado de Sismonastia.

As plantas sensitivas geralmente possuem suas folhas compostas recompostas, ou seja, as folhas são subdividida em folhinhas menores que chamamos de folíolos. Na base de cada folhinha, existem células especializadas capazes de perder água com grande rapidez. A reação acontece quando a planta recebe um estímulo externo, como um toque, por exemplo.

Dois elementos químicos presentes no organismo desses vegetais – o sódio e o potássio – ajudam no processo direcionando a água para um espaço livre entre as células. Isso faz com que as folhas murchem, encolhendo as folhas. É como se as células da base fizessem o papel do cotovelo no nosso braço, mudando a posição das folhas conforme o estímulo. As plantas carnívoras como a Dionea muscipula também possuem esse movimento.

Uma das plantas sensitivas mais conhecidas e mais ágeis é a Mimosa pudica (foto), mas essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.

FONTE: diariodebiologia.com

25 de agosto de 2013

O que acontece quando engolimos chiclete?

chiclete11
Cuidado: se se você engolir vários chicletes pode dar o azar deles obstruírem a saída do estômago ou do intestino e o único jeito é apelar pra uma cirurgia.


Nosso sistema digestório dissolve e excreta o que ingerimos em poucas horas, talvez, no máximo dias. Mas com certeza nunca demora mais de um ano. Nosso sistema digestivo é bastante eficaz, quando engolimos o alimento, ele percorre o esôfago e vai até seu estômago. Lá, as enzimas e os ácidos passam a trabalhar nesse alimento, começando seu processo de destruição.

O chiclete é feito, geralmente, de quatro substâncias e nosso organismo pode destruir três deles (aromatizantes, adoçantes e amaciantes). A base do chiclete é feita de substâncias químicas sintéticas, que permite que possamos mastigá-lo e que ele resista as propriedades digestivas da nossa saliva. Mas, se engolirmos essa massa sintética, mesmo sendo exposta ao ataque ácido que qualquer alimento sofre, se for considerado inútil pelo sistema digestivo, o chiclete então vai seguir o mesmo caminho que qualquer impureza segue: vai sair nas fezes e de forma alguma ficará por mais de um ano no nosso corpo.

Mesmo sabendo que o chiclete engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como, por exemplo, uma criança de 4 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento.

FONTE: diariodebiologia.com

24 de agosto de 2013

Por que os olhos coçam quando estamos com sono?

itchy-eyes-1
Nossos olhos coçam porque perdem a lubrificação quando estamos cansadas!

A relação entre o sono e a coceira no olho não existe. Ou seja, a coceira no olho não é por causa do sono e sim por causa do cansaço. Quando passamos o dia inteiro em nossas atividades, os olhos ficam atentamente abertos o tempo todo. Em diversas situações, como em frente ao computador, nossos olhos ficam mais atentos e a concentração até ajuda a diminuir nossas piscadas.

Piscar é importantíssimo, pois lubrifica os olhos e diminui a sensação se coceira. Só que, quanto mais cansado ficamos, mais nossos canais lacrimais, e consequentemente, a mucosa da parte interna dos olhos ressecam diminuindo a lubrificação. Isso resulta naquela coceirinha gostosa que parece ser causada pelo sono que sentimos quando estamos cansados. Nestes casos coçar alivia, pois induz a atividade das glândulas lacrimais o que acaba lubrificando os olhos tirando a sensação de comichão.

Apesar de ser uma coceirinha gostosa, é preciso evitar coçar os olhos nestes casos, pois, nossos dedos muitas vezes não estão limpos e carregam consigo diversas sujeiras microscópicas que podem piorar a coceira e desencadear um processo alérgico e/ou inflamatório. O resultado é aquele olho vermelho, inchado e dolorido.

FONTE: diariodebiologia.com

As corcovas dos camelos armazenam água?

12068383-bactrian-camel-in-the-steppes-of-mongolia-true-to-transport-a-nomad
Um camelo adulto pesa entre 318 a 680 kg e tem até 2,1 metros de altura e podem viver até a idade de cinqüenta anos!

De jeito nenhum! Na verdade, aquela corcova do camelo é um monte de gordura. Um camelo saudáve e bem alimentado, pode ter uma corcova de até 35 Kg!

Nós, seres humanos e a maioria dos outros animais armazenamos suas gorduras misturadas com o tecido muscular ou em uma camada logo abaixo da pele. Os camelos, possuem a maioria da sua gordura acumulada na corcova. A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é imprescindível.

Um camelo precisa de cerca de 20 litros de água por dia no verão. Entretanto, um camelo pode perder até 100 litros de água de seus tecidos corporais sem que essa perda lhe cause maiores problemas. Uma coisa que um camelo pode fazer por conservar água é suportar grandes oscilações de temperaturas do corpo. Um camelo pode começar o dia a 35ºC e deixar que sua temperatura suba até 40ºC. No caso dos seres humanos um aumento de temperatura tão alevado pode indicar uma doença. Conseguem perceber a vantagem?

FONTE: diariodebiologia

23 de agosto de 2013

Orcas - Assassinas ou Vítimas?


As Orcas são vistas como assassinas, porém o que vemos é que a industria americana usurpa da natureza animais lindos e raros com um intuito cruel: Ganhar dinheiro mostrando o que os adestradores são capazes de fazer com tanta tortura.
Diga não à violência contra os animais!

Anorexia leva jovem à morte; Comportamento era incentivado nas redes sociais


Na última terça-feira (20), a jovem gaúcha Daiane Dornelles faleceu devido a uma hepatite viral desencadeada por um quadro de anorexia nervosa. Daiane era famosa nas redes sociais, conhecida como @MeganFoques no Twitter, ela possuía mais de 17 mil seguidores no microblog e quase seis mil no Instagram.

Desde que faleceu, as fotos publicadas por Daiane têm provocado um debate sobre culto à magreza e a distúrbios alimentares em plataformas sociais. Mesmo postando imagens onde aparece excessivamente magra, pesando 48 kg e com 1,65m, os seguidores elogiavam o corpo de Daiane e incentivavam o comportamento da jovem.

Nos comentários, as pessoas diziam o quanto estavam com inveja da "barriga negativa" que ela adquiriu e perguntavam qual era a sua dieta. Em resposta, a blogueira dizia: "Apenas controle o que você come, tu se acostuma”. Para "motivar" as seguidoras a comerem menos, Daiane compartilhava fotos de celebridades magras acompanhadas de hastags como "vamoanorexia". 

Não é a primeira vez que o Instagram precisa combater a apologia a distúrbios alimentares entre os seus seguidores. Ano passado, a rede precisou banir a busca por termos como "probulimia", "proanorexia" e "thinspo", que traziam imagens de mulheres anorexicas acompanhadas por legendas do tipo: "a vontade de comer doi, mas é a fome que funciona", "quando você é magra, você pode fazer o que quiser e todos te amarão" ou ainda "durma o dia inteiro, assim você não sentirá fome".

"Qualquer conta ou hashtag que incentive distúrbios alimentares será considerada uma violação às regras da rede social e será destivada imediatamente" afirmou um porta-voz do Instagram, na época.

De acordo com Christine Morgan, CEO da Fundação Butterfly, que oferece ajuda à mulheres que sofrem de transtornos alimentares, o problema não acontece apenas no Instagram, mas também em plataformas como o Tumblr e o Pinterest. Morgan diz que "odeia" sites como esses, pois eles despertam a baixa estima nos adolescentes mais vulneráveis.

FONTE: administradores.com.br

Animais Albinos


O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

FONTE: diariodebiologia.com

22 de agosto de 2013

Por que os gatos enterram o cocô?

caixa-areia-gato-dicas


Os estudiosos do comportamento animal ainda não possuem uma explicação científica e definitiva para este comportamento. E por isso existem várias teorias.

Na primeira teoria, supõe-se que os gatos se comportem dessa forma com a finalidade de “esconder-se” de possíveis predadores. Aí vocês pensam: “Mas que predadores teriam dentro do meu apartamento?” Bem, imagina-se que este comportamento asseado dos gatos não apareceu agora. 

Há milhares de anos, quando os felinos eram totalmente selvagens, este hábito os protegia de possíveis inimigos. Instintivamente, eles sabiam que seu cocô poderia ser farejado e seu espaço poderia ser encontrado. Daí eles enterravam suas fezes para que seus rastros não fossem descobertos. 

Assim, mesmo que os bichanos domésticos não tenham mais predadores hoje em dia, o comportamento é explicado pela sua herança genética.

Também se acredita que este comportamento tem a intenção inversa: demarcar território. O ato de enterrar as fezes tende a ocorrer em áreas mais próximas dos locais de descanso e de alimentação, onde normalmente também fica aquela caixinha de areia destinada às suas necessidades. Já a exposição das fezes costuma ocorrer nas fronteiras de seu território, como um jardim ou quintal.

FONTE: diariodebiologia.com

Insetos de papelão reciclado, super legal!


Bichos de Papelão (Reciclados)

Tradicionalmente habilidosos em dobraduras desde a infância e mestres em transformar uma simples folha de papel em verdadeira arte – como são os origamis mais elaborados –, os nipônicos têm se dedicado agora a montar borboletas, besouros e formigas. Feitos com papelão reciclado, os insetos, que reproduzem com fidelidade cada mínimo detalhe de suas versões vivas, viraram um grande passatempo para os japoneses. A brincadeira é composta por peças destacáveis que armadas dão formas a insetos com 20 centímetros de tamanho médio, que podem ser pintados da forma que a pessoa desejar. O resultado é super  legal.

FONTE: diariodebiologia.com

21 de agosto de 2013

Verdadeiros “homens-bomba”: formigas que explodem diante do perigo

formigas_bomba

Conhecidas como “formigas-kamikaze”, “formigas-bomba” ou “formigas-explosivas-da-Malásia”, estes pequenos insetos possuem um conjunto especial de músculos localizados acima de suas mandíbulas que se estendem por quase todo o comprimento do corpo e estão ligados a glândulas cheias de veneno. 

Ao sinal de uma situação realmente perigosa para o formigueiro ou que coloque em risco a integridade da sua rainha, a alternativa é usar o que elas têm de mais poderoso. Violentamente, elas contraem esta musculatura com tanta força que causa um rompimento das bolsas de veneno, causando uma explosão ácida, geralmente tóxica para o inimigo.

O ato é sua última estratégia de defesa, pois a explosão arrebenta também seus órgãos internos, o que faz com que esta seja a última batalha de suas vidas. 

Por isso, antes de acionar a bomba elas resistem numa luta fervorosa, e só explodem quando percebem que vão perder a batalha!

FONTE: diariodebiologia.com

Por que o girassol gira conforme o Sol?

girassol_984_1600x1200

Esse curioso movimento acontece porque a planta é adaptada para captar a maior quantidade possível de energia solar, absorvendo mais luz para fabricar energia. A primeira razão é que sua flor (na verdade um inflorescência, um conjunto de até 2 mil micro flores que ficam no círculo entre as pétalas) pende como uma bandeja virada para o Sol.

Isso ocorre porque o crescimento do caule do girassol responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol.

A ação do hormônio do crescimento também interfere no comportamento do caule da planta quando faz sol. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol. Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.

Esse movimento só dura até o vegetal florescer. Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.
FONTE: diariodebiologia.com

Entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas


Após dois adiamentos, começou a valer hoje no município do Rio de Janeiro a medida que pune com multa quem joga lixo nas ruas. O programa Lixo Zero começou no Centro e até o meio da tarde (15h30) desta terça-feira (20), foram aplicadas 98 multas para cidadãos que não esperaram chegar na lixeira para se livrar do lixo. Ninguém foi levado à delegacia por se recusar a fornecer o CPF.

A medida está prevista na Lei de Limpeza Urbana nº 3273, de 2011, mas que até agora não tinha sido aplicada.

A distribuição da multa funcionará assim: para resíduos menores que uma lata de cerveja, a multa é de 157 reais. Até um metro cúbico, 392 reais e acima de um metrô cúbico, como um sofá de 3 lugares, a infração custará ao infrator 980 reais. Volumes maiores, como depósito de entulho, a multa é de 3 mil reais.

Ideias que podem mudar o mundo


É, às vezes é incompreensível pensar em como ideias sustentáveis poderosas não recebem apoio para serem melhor difundidas. Em tempos em que cada pessoa possui muitos equipamentos que precisam ser recarregados a todo instante, faltava alguma ideia sustentável que desse conta desta necessidade. Recentemente foi divulgado um produto que, pela ideia, é capaz de carregar baterias apenas com o uso da luz solar. O produto funciona da seguinte maneira: você fixa o carregador portátil no vidro da sua casa, ele absorve a luz solar e armazena a energia absorvida em baterias de íons de lítio. Com este aparelho, é possível carregar completamente uma bateria em um prazo de 5 a 8 horas. A iniciativa vem de uma empresa chamada Kyuho Song & Boa Oh. Com ideias como essas, vemos um breve lampejo do que pode ser um inicio de não dependência da energia elétrica. Com tantas opções de captação de energia que temos hoje em dia, é ainda difícil pensar que dependemos tanto da energia que recebemos das nossas tomadas domésticas, de origem principalmente das usinas hidrelétricas. Vamos divulgar essa ideia, quem sabe com isso podemos exercer alguma pressão para que esse produto possa ser vendido em qualquer loja especializada, em qualquer ferragem.

FONTE: brasilsustentavel.org

20 de agosto de 2013

Projeto de lâmpada que não queima faz com que o idealizador seja ameaçado de morte


São impressionantes as iniciativas das grandes empresas para impedir que ideias sustentáveis ganhem força e que possam sair do papel para realmente entrar no uso cotidiano. Benito Muros é o desenvolvedor deste projeto, uma lâmpada que não queimaria. O projeto de Muros não pára por aí, o pesquisador se dedica a pesquisar maneiras para que os produtos possuam maior tempo de vida e durabilidade. Não precisa ir muito longe para se dar conta de que os grandes fabricantes não olham com bons olhos para as ideias de Muros. Em uma época de aparelhos quase descartáveis, este tipo de iniciativa tende a ser reprimida pelos grandes fabricantes.

A dita lâmpada foi criada pela OEP Eletrics, e possui um real compromisso com o meio ambiente. Além de não gerar desperdício de material, é muito mais econômica, permitindo uma economia de até 92% de energia. Segundo Muros, sua pesquisa começou depois de ficar sabendo de uma lâmpada que está ligada a 111 anos, em Livermore, Califórnia. Sabendo disto, Muros viajou até lá e pesquisou com os descendentes dos criadores da lâmpara, para saber como que ela havia sido fabricada. E foi a partir desta investigação que pode desenvolver sua lâmpada que não queima.

FONTE: brasilsustentavel.org.br

Por que a espuma de sabonete e detergente coloridos é branca?



No fenômeno da refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores...

A coloração do sabonete e do detergente concentrados é devido a adição de corantes na sua fórmula. Essa cor não é transferida para a espuma que essas substâncias formam. Ao dissolvermos detergente colorido em uma grande quantidade de água limpa, seguido de agitação, a espuma pode se formar. Mas as paredes das pequenas bolhas de sabão são finas e transparentes e a quantidade de corantes é mínima e, portanto, imperceptível aos nossos olhos.

A espuma é um amontoado de bolhas. O fato de enxergarmos a espuma branca, mesmo as bolhas sendo transparentes, se dá devido à forma como nossos olhos enxergam as cores. Quando uma luz incide sobre uma bolha, ocorrem dois fenômenos ópticos: a refração e a reflexão. Na refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a luz do sol) se separe em várias cores. Isso pode ser comprovado ao observarmos que uma bolha maior possui algumas manchas coloridas. No fenômeno da reflexão, uma pequena parte de luz incidente é refletida e, portanto, segue a cor da luz do sol, que é branca.

Na espuma, os fenômenos ópticos de refração e reflexão ocorrem ao mesmo tempo em todas as minúsculas bolhas que a formam. Nossos olhos enxergam o branco quando as cores aditivas primárias (azul, verde e vermelho) ocorrem simultaneamente. É isso que acontece na espuma, ou seja, a emissão das cores primárias chegando a nossa retina ao mesmo tempo, que resulta na cor branca.

FONTE: diariodebiologia.com

CURIOSIDADES DO MUNDO ANIMAL

gastric-frog


As fêmeas colocavam ao todo cerca de 40 ovos, após a fertilização externa pelos machos, elas levavam os ovos para a boca e os engolia. Os primeiros ovos engolidos eram digeridos, mas o organismo do anfíbio cuidava para que o estômago interrompa a produção de suco gástrico, através de uma substância chamada prostaglandina E 2 (PGE 2) presente em um tipo de geleia que envolvia os ovos. Os últimos ovos ficavam alojados no estômago e somente a metade deles conseguia sobreviver a este processo.

Dentro do estômago e protegidos do suco gástrico os ovos iniciavam seu desenvolvimento, a quantidade de vitelo era muito maior do que a encontrada em outros anfíbios. Durante pelo menos seis semanas as jovens rãs eram “geradas” no estômago da mãe. O estômago crescia tanto que pressionava os pulmões e no final do processo, a respiração ficava sendo exclusivamente cutânea. O nascimento era através de regurgitação. Em situação normal, durante uma semana a mãe ia regurgitando aos poucos os filhotes. Mas se molestada, a mãe podia regurgitar todas as rãs jovens em um único vômito para facilitar a fuga.

Infelizmente, todo este texto foi conjugado no passado, pois essas pequenas rãs foram consideradas extintas e não são vistas a mais de 20 anos. Mas, não será nenhuma surpresa se estas pequenas criaturas estiverem superado as adversidades e que voltem a aparecer novamente.
FONTE: diariodebiologia.com

19 de agosto de 2013

Conheçam o parasita que come a língua do hospedeiro!

Sem-Título-1
O único parasita conhecido capaz de substituir (comer) um órgão do seu hospedeiro e com isso, ainda ajudar na sua alimentação.

Isso mesmo, ele se agarra na língua do peixe com suas patas em forma de ganchos, e ali se alimenta de muco, sangue e do tecido e aos poucos acaba comendo a língua inteira do pobre peixe! Fixado na base da língua, este bichinho estranho acaba tomando o seu lugar, crescendo junto com o seu hospedeiro (o peixe) e aproveitando também para comer os restos alimentares.

Ele pode alcançar o mesmo tamanho da língua do peixe, mas o que parece se horripilante, não é: o peixe (caranho vermelho) continua se alimentar normalmente, e pode viver desta forma até o fim da vida.

FONTE: diariodebiologia

18 de agosto de 2013

Alimente-se bem!


Veja o que pode acontecer quando nos alimentamos só com opções não saudáveis, de uma forma cômica, porém realista!

FONTE: youtube.com

Filtros de cigarro que brotam quando jogados no solo!

green
O projeto da Greenbutts está previsto para chegar aos consumidores em 2014.

Uma empresa chamada Greenbutts está investindo na proteção ao meio ambiente através do mau hábito dos fumantes, criando o que eles chamam de “cigarros verdes” (green cigarrettes). Para isso, desenvolveram um filtro de cigarro totalmente biodegradável à base de linho, algodão orgânico e cânhamo utilizando farinha de trigo e água para ligar os elementos do conjunto. Esse filtro diminuiu a ação do tabaco retendo e eliminando suas substâncias. E não é só isso, tem um benefício a mais: dentro dos filtros possuem sementes de ervas, grama e até flores que brotam em contato com o solo. A Greenbutts estima que cerca de 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são jogadas no ambiente, sendo que 25% vão parar na água. Assim, a empresa incentiva os usuários a jogar os filtros e vê-los brotar.

A ideia é bem original, mas não evita que as pessoas adoeçam como fumantes! Além disso, essa novidade pode ter consequências não intencionais: com a possibilidade de a bituca poder se tronar uma plantinha, muitos fumantes vão simplesmente “esquecer” que o lixo existe e vão intencionalmente jogar todos os restos de cigarro no chão. Além disso, novos “fumantes verdes” podem surgir enganados pela ideia de que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ainda acho que a melhor saída é unir esforços para reduzir o tabagismo!

FONTE: Greenbutts

Por que o percevejo (maria-fedida) fede tanto?

sgstink1
Para fugir do perigo, algumas espécies de percevejos possuem glândulas odoríferas que exalam uma substância com cheiro muito desagradável!

Eles realmente são bem fedidos e com isso conseguem o querem: se livrar do perigo. Já reparou que assim que você toca ou simplesmente percebe a presença dele logo vem aquele cheiro horrível? Este cheiro ruim, nada mais é do que o mecanismo de defesa destes insetos que sempre exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados.

A maria-fedida (ou “Stink Bug”, em inglês) é apenas o nome popular dos percevejos (ordem hemíptera a mesma ordem dos barbeiros). São da família Pentatomidae que possuem glândulas especializadas no tórax ou no abdômen que produzem um líquido com aquele odor fétido de hidrocarbonetos. Estas substâncias químicas acumulam em um pequeno reservatório ligado às glândulas e são liberados na superfície do corpo somente quando necessário. Tanto os adultos, quanto as ninfas mais desenvolvidas possuem este mecanismo.

Essa defesa é bem interessante, pois uma vez liberado, o odor permanece sobre tudo que o percevejo toca. Para a maioria dos predadores, o gosto é tão ruim quanto o cheiro e os pássaros, por exemplo, costumam cuspir logo após mordê-los.

FONTE: diariodebiologia.com

17 de agosto de 2013

TRISTE REALIDADE COM OS NOSSOS RIOS



Infelizmente a foto não tem qualidade por ser de um celular, más essa cena flagrei hoje na nossa cidade, más precisamente no nosso Rio do Ouro próximo ao Colégio Oásis. Veja essa cena lamentável que por sinal não é rara e nem exceção, pasmem....É uma cena diária!
Pessoas lavando automóveis dentro do Rio, literalmente dentro do Rio!
Fiquei indignado com essa cena e fico mais ainda por saber que as autoridades com certeza sabem e já presenciaram esse absurdo. Cadê os órgãos de fiscalização? Cadê a Secretaria de Meio Ambiente do Município? Isso é um descaso com a natureza e a saúde dos Rios, que infelizmente já sofrem o desague dos dejetos domésticos diariamente e ainda tem que aguentar mais essa!
Sou um defensor do meio ambiente o que presenciar de errado denunciarei!
Saudações Sustentáveis!

PROFESSOR DA USP FALA SOBRE A FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL


Professor rebate inúmeras informações sobre o aquecimento global, vale a pena assistir.

4 de julho de 2013

CRIME AMBIENTAL: Apreensão de animais silvestres na BR 324, próximo a escola agrícola no município de Jacobina


Por volta de 17:00h do dia 04 de Julho de 2013, na rodovia que liga Jacobina a Capim grosso, nas proximidades da entrada da Escola Agrícola, foi abordado pela guarnição comandada pelo 1º SGT PM Costa composta pelo SGT PM Jaguaraci, CB PM Aleixo e o Sd PM Edivan, Nivaldo Gomes Amor Divino, 44 anos, natural de Miguel Calmon, residente ao Rua Maria Almeida - Centro - Serrolândia - BA, portador do RG nº 04.939.868-71 - SSP/BA. 

Na ocasião estava conduzindo um VW/GOL de cor cinza e placa policial JOI-0512/DF sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em companhia de mais 02 (duas) pessoas de nome Edivan Novais dos Santos, o “Branco”, 27 anos, e Sivanilto da Sena, também residentes em Serrolândia – Ba. 

Ambos foram flagrados realizando Tráfico de Animais Silvestres no qual se constitui crime ambiental baseado na Lei 9.605/98 Artigo 29 - Paragrafo 1º *III. 

Eles estavam transportando em torno de 70 (setenta) pássaros da espécie azulão nos quais disseram inicialmente que teriam comprado no povoado de Lages do Batata na mão de uma pessoa não identificada, mas depois terminaram confessando que na verdade teriam capturados os pássaros com alçapões no citado povoado para depois levar para a cidade de Serrolândia para a comercialização.

Todos foram apresentados, juntamente com os pássaros, na 16ª COORPIN de Jacobina-Ba, sendo recebidos pelo Bel. Cleber Antonio de Azevedo e Silva – delegado Plantonista no qual lavrou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
Por: Sargento PM Costa

FONTE: Augustourgente

9 de junho de 2013

Mandioca será o alimento do século XXI



A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, conhecida pela sigla FAO, disse que a mandioca é um tubérculo com "grande potencial" e pode se transformar no principal cultivo do século 21 se for realizado um modelo de agricultura sustentável que satisfaça o aumento da demanda.

O modelo de agricultura promovido pela FAO, chamado "economizar para crescer", pode aumentar de maneira sustentável os rendimentos gerados pelo cultivo da mandioca em 400%, afirmou nesta terça-feira (28) comunicado da organização, com sede em Roma.

Para a FAO, este objetivo pode ser alcançado por meio da melhoria da qualidade e saúde da terra, ao invés do uso intensivo de produtos químicos. Da mandioca se obtém uma farinha de alta qualidade, que pode ser usada como substituta ao trigo.

Em lugar das monoculturas associadas normalmente aos sistemas agrícolas intensivos, o programa "economizar para crescer" estimula o cultivo misto, rotação de produção e o não uso de pesticidas químicos.

Segundo a organização, estas práticas deram resultados "espetaculares" em testes realizados no Vietnã, onde os camponeses aumentaram os rendimentos da mandioca em 400%.

Na Colômbia, a rotação do cultivo de mandioca com feijão e sorgo (tipo de cereal) impulsionou os rendimentos, o que não se tinha conseguido só com o uso de adubos minerais.

A FAO explicou que a produção mundial do tubérculo aumentou em 60% desde 2000 e se acelerará ainda mais na década atual.

Uma das razões que fomentam a demanda de mandioca é o elevado preço dos cereais, o que transforma o tubérculo em uma alternativa "atrativa" ao trigo e ao milho.

FONTE: ONU

Desmate em 2012 foi o menor já registrado



O desmatamento na Amazônia em 2012 foi mesmo o menor da história, segundo os dados consolidados divulgados nesta quarta-feira pelo governo federal e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Pelos cálculos do Inpe, 4.571 km² foram desmatados entre agosto de 2011 e julho de 2012, que é quando começa e termina o calendário de monitoramento por satélite.

Isso representa uma redução de 29% em relação ao mesmo período de 2010-2011 e de 84% em relação a 2004, quando foi lançado o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, que inclui uma série de ações de fiscalização, criação de áreas protegidas, regulamentação fundiária, incentivos econômicos sustentáveis e adequação de atividades agropecuárias.

Os números são do sistema Prodes, que produz as taxas oficiais anuais de desmatamento, com base em imagens de satélite de alta resolução - que levam mais tempo para serem processadas. Uma primeira estimativa da taxa, de 4.656 km², já havia sido divulgada em dezembro, mas o número oficial que entrará para as estatísticas é este divulgado ontem, mais refinado. Apesar da redução, a área desmatada ainda é grande: equivalente a três vezes o tamanho do município de São Paulo.

Vigilância

Um segundo sistema de monitoramento, chamado Deter, faz a observação da floresta com menor resolução, porém em tempo real, para orientar operações de fiscalização. Por esse sistema, há uma leve tendência de aumento no desmatamento acumulado desde agosto de 2012, em comparação com o período anterior, mas a diferença é pequena demais para fazer projeções.

O secretário Carlos Nobre, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou que o combate ao desmatamento continua como prioridade no plano de redução de emissões de gases do efeito estufa. "Não podemos relaxar um minuto nesse controle." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE; Estadão

29 de maio de 2013

O que são mananciais?




Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos.

 Para cumprir sua função, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil. 

Por aqui, a expansão das grandes cidades aconteceu de forma super bagunçada, comprometendo as fontes d’água próximas às metrópoles. 

O exemplo mais conhecido - e triste - é o do rio Tietê, que corta a capital de São Paulo e boa parte do interior. Em tese, o mais famoso rio paulista poderia ser um manancial para milhões de habitantes, mas quase 100 anos de poluição acabaram transformando o rio em um enorme esgoto a céu aberto. 

Para piorar as coisas para os paulistanos, outras importantes reservas de água estão ficando comprometidas. A partir da década de 70, a cidade começou a se expandir em direção à represa de Guarapiranga, com milhares de ocupações clandestinas que despejam esgoto no manancial sem nenhum tratamento.

 "Hoje, não é viável remover as pessoas de lá. A melhor saída é coletar o esgoto e tratá-lo para diminuir a poluição", afirma o sociólogo Ricardo Araújo, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Infelizmente, São Paulo não é o único lugar do Brasil onde os mananciais estão em perigo. 

No quadro ao lado, contamos um pouco mais sobre o drama da represa de Guarapiranga e mais quatro casos de desrespeito às fontes de água em outras metrópoles.

FONTE: rebob.org.br

27 de maio de 2013

27 de Maio - Dia Nacional da Mata Atlântica

 
Mata Atlântica

A ONG Sementes parabeniza a nossa mata atlântica pelo seu dia, e que nossos governantes protejam esse nosso patrimônio que é o ouro do nosso planeta!

16 de maio de 2013

Julgamento do caso irmã Dorothy é anulado

A irmã Dorothy Stang, de 74 anos, foi assassinada em 2005 em Anapu, por seu trabalho em defesa da floresta e de suas comunidades (© Greenpeace / Alberto Cesar Araújo).

Já se passaram oito anos do assassinato da irmã Dorothy Stang, ocorrido em Anapu (PA), em 12 de fevereiro de 2005. De lá para cá, os casos de violência, abusos e morte na Amazônia Legal só aumentam. Ainda assim, a justiça pena para punir os verdadeiros culpados. Exemplo contundente foi a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular, nesta terça-feira (14), o julgamento de Vitalmiro Bastos de Moura, condenado a 30 anos pelo homicídio da missionária norte-americana. O réu, no entanto, será mantido preso.

A decisão foi tomada por três votos a dois durante a conclusão do julgamento do Habeas Corpus iniciado em 11 de dezembro de 2012. Na ocasião, o relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela concessão parcial do Habeas Corpus, confirmada nesta terça. Ricardo Lewandowski acompanhou o voto do relator, pela anulação do julgamento realizado pelo Tribunal do Júri de Belém, mas mantendo a custódia cautelar de Vitalmiro Bastos.

A decisão a favor do assassino se baseou no argumento de que o defensor público não teve tempo suficiente para defender adequadamente o réu. Já o ministro Celso de Mello e a ministra Cármen Lúcia votaram pela denegação do Habeas Corpus. Eles entenderam que a nomeação do defensor público só aconteceu em virtude de manobras de adiamento proposital por parte da defesa.

O assassinato já havia sido julgado três outras vezes. A primeira foi em maio de 2007, na segunda, em maio de 2008, ele foi absolvido. “Bida”, como é mais conhecido, teve direito a novo júri pelo fato de a pena ter sido superior a 20 anos. Em 2009, a 1ª Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) anulou o último julgamento. O terceiro júri foi marcado para abril de 2010, quando Vitalmiro foi novamente condenado.

Amazônia, quintal da violência no campo

Casos como o de irmã Dorothy não são fatos isolados. De acordo com a última edição do caderno “Conflitos no Campo no Brasil”, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Amazônia Legal concentra a maior parte dos casos de assassinato, ameaças de morte e outros abusos no meio rural brasileiro ocorridos em 2012. Compreendida entre os estados da região Norte do país, parte do Maranhão e do Mato Grosso, a área contabiliza 21 dos 36 casos de morte decorrentes da violência no campo.

Do total de 1.364 episódios de disputa por terras, crises pela falta de água e ocorrências de trabalho escravo ou outras formas de violência registrados no ano passado pelo relatório, cerca de 46% ocorreram dentro dos limites amazônicos. O estado que registrou o maior número de assassinatos foi Rondônia, com oito mortes. No Pará, que foi o recordista no ano anterior (2011) e o segundo com mais homicídios em 2012, a CPT verificou seis vítimas.

Os números demonstram como o modelo de desenvolvimento em vigor na região amazônica se baseia na violação dos direitos humanos e das leis ambientais. Danos causados a camponeses, indígenas, ribeirinhos e quilombolas por projetos de mineração, extração de madeira e megaempreendimentos, bem como a concentração de terras e os escassos avanços da reforma agrária no interior do país, são recorrentes na Amazônia hoje.

FONTE: Grennpeace

Serrolândia realiza ação em prol da cultura do Licurí


Partindo do entendimento que, da cultura do Licurí se aproveita tudo e dele vem o sustento de muitas famílias. A partir dessa ideia o município de Serrolândia, vem dando passos importantes para o fortalecimento e reconhecimento da função social, ambiental e econômica desta cultura. 

Neste sentido realizou a 1ª Oficina de Produção dos Derivados do Licurí, realizada no dia 08 de maio, no escritório de Assistência Técnica e Extensão Rural de Serrolândia. Esta iniciativa partiu da Rede de Parceiros para o Desenvolvimento Local de Sustentável, composta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Secretaria de Agricultura, Associações Comunitárias de Amarantes, Caraíba, Maracujá e Assentamento Caiçara.

Durante a oficina ocorreram momentos de sensibilização sobre a importância da cultura do licurí, debate participativo com as entidades parceiras e convidados, confecção de derivados do licurí, através de 03 produtos: licurí torrado com rapadura, licurí torrado com sal e licurí torrado com rapadura e canela e o empacotamento da produção para comercialização.

Para avançar nos trabalhos ficou acertado entre os participantes que a primeira ação de divulgação dos produtos, será na feira livre do município, no dia 11 de maio, bem como a criação da Casa do Licurí, que será referencia na produção e beneficiamento dos derivados da cultura e dos diversos produtos da agricultura familiar e economia popular. 

Além disso, será criada uma cooperativa de produção para avançar na comercialização e representação dos empreendimentos da região.

FONTE: Vidanocampo

14 de maio de 2013

Capacitações abrem novas perspectivas para alhicultores de Jacobina

http://www2.ba.agenciasebrae.com.br/imagem.kmf?img=imagem_gfdl9t0d3j_cod_295643.JPG&tipo=12&s=11&TB_iframe=true&width=230&height=320
Produtores aguardam apenas licença da Vigilância Sanitária para dar início às atividades da indústria

Alhicultores da região de Jacobina participaram de mais uma capacitação do Programa da Indústria Cidadã no Distrito de Caatinga do Moura. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), em parceria com o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante cinco dias de curso, os alhicultores puderam acompanhar as análises dos produtos derivados do alho (pasta de alho, temperos, alho desidratado e molho), aprendendo a manipular os alimentos de acordo com as normas estipuladas pela Vigilância Sanitária.

Para a alhicultora Giselle Dias, 19 anos, participar das capacitações do Sebrae e Senai possibilita novas perspectivas, entre elas a de poder continuar vivendo na comunidade. “Muitos jovens que residem na zona rural são abrigados a sair em busca de melhoria. Capacitados, temos a oportunidade de vencer e continuando a morar na nossa comunidade”, disse a adolescente.

De 6 a 10 de maio, a engenheira de alimentos, Verônica Santos, esteve no distrito de Caatinga do Moura, município de Jacobina, para aplicar o módulo de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. Participaram da capacitação 16 produtores associados da Associação dos Alhicultores de Caatinga do Moura e Taquarendi (Acata), que fizeram o módulo teórico 15 dias antes.

As qualificações acontecem desde 2008, quando a indústria foi instalada no distrito de Caatinga do Moura. O objetivo é capacitar os produtores da Acata para gerir a indústria. Em março de 2012, a indústria foi equipada e atualmente os alhicultores aguardam o término das capacitações e a licença da Vigilância Sanitária para dar início as atividades.

A fábrica tem capacidade para produzir 300 toneladas por ano de produtos. Os distritos de Caatinga do Moura e Taquarendi produzem juntos, anualmente, 750 toneladas de alho por ano.

O programa de capacitações também tem o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Prefeitura de Jacobina.

FONTE: Tamara Leal (Jornala A Notícia)

13 de maio de 2013

Semeie Essa Ideia


Sonhar não custa nada, embora estes mesmos sonhos possam transformar uma rua, um bairro, uma cidade, e até mesmo o mundo.
A ONG SEMENTES sonha com um futuro sustentável!
E é numa comunidade do interior da Bahia, conhecida como Junco, Jacobina, Ba, que jovens sonhadores buscam implantar uma horta comuntária, projetada e incentivada pelo nosso parceiro Herbeny Vieira. E neste mesmo sonho, há a necessidade de um poço artesiano para irrigar a horta.

Pergunto à você:
Quanto você pode pagar pela realização de um sonho?

Com apenas R$ 1,00 real você pode contribuir para que esse projeto saia do papel e torne-se realidade, gerando trabalho, renda e sustentabilidade para uma região que é constantemente castigada pela seca e enfrenta dificuldades diárias.
Faça sua doação a ONG SEMENTES, pense que com tão pouco você ajudará muitas famílias.
O pouco com Deus é muito.
A gente está pedindo em nome de pessoas que necessitam desse sonho!
A Ong quer deixar sua marca no mundo, uma marca de amor, solidariedade e sustentabilidade.
Faça parte você também!
Doe, e semeie essa idéia!
ONG Sementes - Semeando Ideias!

12 de maio de 2013

Feliz dia das Mães


A ONG Sementes, deseja a todas as mães do mundo um feliz dia das mães e que Deus as proteja e as abençoe por toda a eternidade!
São os votos de toda a equipe da ONG Sementes.

ONG Sementes- Semeando Ideias

8 de maio de 2013

Reciclagem de Óleo




Porque reciclar


Você sabia que óleo de cozinha quando descartado de forma incorreta causa diversos impactos negativos ao meio ambiente?

O descarte pela pia, por exemplo, permite que o óleo chegue aos corpos d água contaminando e degradando todos os locais por onde passa.

Primeiro, o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais. O óleo gruda nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos ocasionando o entupimento.

Além desse transtorno, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas para o estabelecimento. Em seguida, este óleo chega à rede publica de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores.

Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática.

Isso tudo deixa de acontecer assim que este óleo é encaminhado para o Instituto Triângulo, pois, através de alguns processos ele é transformado em um novo produto, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica.

FONTE: Triangulo.org.br

5 de maio de 2013

Filho expulsa mãe de 82 anos de casa e a obriga a morar em curral


Maria Rosa, de 82 anos, foi retirada pelo próprio filho da casa onde vivia e foi obrigada a morar em uma construção improvisada ao lado de um curral. A senhora reside no distrito de Café Mirim, em Tarumirim, no leste de Minas Gerais.

Segundo os vizinhos, o filho de Maria mora com ela, mas está constantemente embriagado e não cuida da mãe. A idosa, que é hipertensa e diabética, está vivendo em condições precárias, em uma casa onde não há energia elétrica.

De acordo com a secretaria municipal de Assistência Social, o caso vem sendo acompanhado há algum tempo. O órgão alegou que já está em contato com a família de Maria e que um filho dela que mora em outra cidade já está no município para solucionar o problema. A idosa deve ser encaminhada em breve a um asilo da região.

Foto: Divulgação // Blog Portal do Extremo Sul

Rio do Ouro - Até quando o descaso continua?

Rio do Ouro

Quem bom seria se tivéssemos água corrente durante todos os 365 dias do ano. Espero que ele não desapareça pois a ignorância na devastação das matas ciliares e os detritos que são jogados no seu leito dificulta a sua perpetualidade.

Que seja feita políticas públicas de qualidade para o meio ambiente, pois, se nenhuma providencia for tomada realmente no intuito de revitalizar, recuperar ou ao menos extinguir a cena que vemos todos os dias que é a de despejo dos dejetos domésticos, infelizmente veremos o mais breve possível a extinção de um rio tão importante em termos cultural, histórico, ambiental e de subsidio para a manutenção de vidas marinhas e espécies ribeirinhas que precisam do rio para reprodução, alimentação e sobrevivência.

Fonte: Agustourgente.com e adaptação do segundo texto Jorge Luiz (Diretor Ambiental)

Dia 5 de Maio - Dia Mundial do Campo




Campos: Apesar de não existir um conceito único sobre o termo “campos”, existem definições mais difundidas que acabam por caracterizá-lo. Campo é uma vegetação formada por herbáceas , ou seja, plantas em geral de pequeno porte, de vida média de um ano que acabam por não desenvolverem caules muito rígidos. São exemplos deste tipo de plantas as gramíneas em geral e algumas outras espécies como as cyperaceas. Estas acabam por ser os principais constituintes desta vegetação, levando em consideração que a presença de árvores é quase totalmente ausente.

Os campos constituem-se no mais vasto bioma terrestre, cobrindo aproximadamente 24% da superfície dos continentes, o que representa cerca de 46 milhões de km². 

Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas, com verões quentes e invernos frios. Este tipo de vegetação está presente em diversas formações, tais como a estepe russa, a pradaria norte-americana, a puszta húngara e o bioma predominante gaúcho: o pampa sul-americano.

Parabéns a vocês que lutam, preservam e vivem do campo. Continuem a praticar ações de formas sustentáveis que possam minimizar os agravos ambientais, assim, deixando o campo mais bonito, agradável e que possa nos oferecer uma riqueza pura e de qualidade.

FONTE: Sensibiliza ambiente e Jorge Luiz (Diretor Ambiental)

4 de maio de 2013

Herbeny Vieira(TWP - Treinamento sem Precedentes) Ações de incentivo aos voluntários em Campinas-SP

Da esquerda para direita: Herbeny Vieria, Enoque e José Antônio

Na manhã de hoje dia 04 de Maio, em Campinas-SP aconteceu uma reunião com 2 moradores do Junco-Ba, através do Sr. Herbeny Vieira administrador de empresas e  criador da TWP - TREINAMENTO SEM PRECEDENTES, do PROJETO ÁGUA, entre outros. O maior parceiro e incentivador com certeza dos projetos e ideais da ONG Sementes, conversou com os moradores do Junco sobre ideias que possam ser desenvolvidas dentro da referida instituição, e que esse vínculo de voluntariado se prolifere para toda a comunidade do Distrito do Junco e região, fazendo com que a população se engaje de forma ativa para desenvolver atividades que melhorem a vida das pessoas carentes e deixem um legado a ser seguido pelas gerações futuras!
ONG Sementes - Semeando Ideias.


Jacobina: Após ter perna recuperada, sagui é reinserido na natureza

Mico socorrido pelo nosso site e encaminhado até o IBAMA em Juazeiro retorna a Jacobina.

A prefeitura municipal de Jacobina, através da secretaria de Meio Ambiente, recebeu nesta quinta-feira, 02, a veterinária Dra Adriana Quirino da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco), que veio ao município devolver um “Sagui de Tufo Preto”, conhecido popularmente como Mico ao seu habitat natural.

Atualmente o horto florestal municipal está desenvolvendo atividades voltadas à recuperação dos plantios de mudas de diversas espécies da região, inclusive árvores frutíferas. A população jacobinense tem um horto municipal voltado para arborização das vias e praças públicas, num padrão de paisagismo proveniente das ações de incentivo ao meio ambiente.

O sagui foi encontrado nas proximidades do Horto Florestal do Município, no dia 15 de março, com a perna quebrada devido a um atropelamento. O Secretário de Meio Ambiente, Ivan Aquino, junto com o jornalista Solon Cruz, transportaram o animal à Unidade do IBAMA em Juazeiro, que o entregou aos cuidados do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) da Univasf. 

O Sagui passou por um tratamento para recuperação das lesões e recambiado á sua localidade de origem para ser reintegrado ao seu grupo. Este episódio resultou na parceria entre a PMJ, Unidade do IBAMA de Juazeiro e Cetas da Univasf, para atendimento aos animais silvestres feridos com gravidade.

FONTE: Augustourgente

3 de maio de 2013

Produtores de alho da região de Jacobina são capacitados para aprimorar técnica e gestão

Ação tem por objetivo agregar valor à produção de Caatinga do Moura e Vale do Taquarendi, que já foram expoentes na alhicultura
Tamara Leal

Dando continuidade ao Programa da Indústria Cidadã no Distrito de Caatinga do Moura, município de Jacobina, a Superintendência do Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), em parceria com o Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com o apoio da Prefeitura, vem qualificando os produtores de alho da região.

Nesta semana, um grupo de 17 produtores da Associação dos Alhicultores de Caatinga do Moura e Taquarendi (Acata) participou da segunda etapa da qualificação. Foram aplicados os módulos de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. O programa capacita também produtores do Vale de Taquarendi, município de Mirangaba, e tem por objetivo agregar valor ao alho produzido nessas localidades.

A Indústria Cidadã foi instalada em Caatinga do Moura no ano de 2008, e, desde então, o Sebrae vem capacitando os produtores da Acata. Em março de 2012, a indústria foi equipada e atualmente os alhicultores aguardam o término das capacitações e a licença da Vigilância Sanitária, que só depende da pavimentação em torno da indústria, para dar início às atividades.

O presidente da Acata, Reinivaldo Dias, destaca que, por meio dessa iniciativa, os alhicultores terão um incremento na renda familiar. Atualmente, eles vendem o alho in natura. Depois da abertura da indústria, irão agregar valor ao produto com a fabricação de pastas, temperos, alho triturado e molho de alho.

Reinivaldo explicou ainda que a fábrica tem capacidade para produzir 300 toneladas por ano de produtos. A Caatinga do Moura e o Vale do Taquarendi produzem juntos, anualmente, 750 toneladas de alho por ano.

O gestor do projeto de Agronegócio do Sebrae, Jonilson Cerqueira, que acompanha a ação, explica que o Sebrae realizou um estudo vocacional da atividade. “O nosso estudo sinalizou a possibilidade da construção do Plano de Operações e Plano de Negócios, que apontarão indicadores da viabilidade técnica e econômica da atividade do processamento do alho”, disse.

Os Planos de Operações e Negócios estão sendo elaborados pelo consultor do Sebrae, Fábio Finamore, e já se encontram em fase de conclusão.

Os dois distritos já ocuparam o posto de segundo maior produtor de alho do norte-nordeste. Durante as décadas de 60 e 70, eram os maiores produtores da hortaliça do Estado da Bahia.

FONTE: Agência Sebrae de Notícias Bahia

1 de maio de 2013

'Laranja gigante' de 1,2 kg é colhida por moradores Lages, Serra de SC

Árvore de Pomelo foi identificada também em uma fazenda de Turvo, no Sul de SC (Foto: Patrícia da Silva/VC no G1)
Árvore de Pomelo foi identificada também em uma
fazenda de Turvo, no Sul de SC
(Foto: Patrícia da Silva/VC no G1)


Em Lages, na Serra catarinense, moradores colheram uma fruta de1,2 kg, que acreditavam ser uma laranja gigante. O comerciante Célio Andrade Junks, dono do terreno onde a fruta foi achada, disse que a árvore começou a crescer há cerca de quatro anos, mas o primeiro fruto foi no ano passado. Porém, no laboratório de fruticultura do curso de Agronomia da Udesc, em Lages, a dúvida foi esclarecida. O pomelo, nome verdadeiro da fruta, é da mesma família e parecido com a laranja, e pode pesar entre um e dois quilos.

O pé das 'laranjas gigantes', como ficou conhecido na região, chamou a atenção dos moradores. "Nunca vi nada parecido em 72 anos de vida", explica dona de casa Namir Macedo. "Procurei, mas ninguém tem uma árvore parecida por aqui", comenta o comerciante.

"A fruta também pertence ao Gênero Citrus, como a laranja e o limão. E dentro deste gênero existem várias espécies, como a citrus paradise, que é um pomelo. Pode consumir, serve para fazer suco, doces", comenta a professora Aike Kretzschmar. "A semente pode ter chegado pela dispersão de pássaros ou também, como era um aterro, pode ter vindo de lixo doméstico também", diz o professor Fabiano Simões.

Patrícia da Silva, moradora de Turvo, no Sul de Santa Catarina, também registrou um pé de Pomelo na fazenda onde mora. Segundo ela, as frutas chegam a pesar dois quilos. Ela ainda explica que a árvore é a única que conhece na região, sendo que não há outros pés no terreno.

FONTE: G1.globo.com